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Plano de Negócios

[ download ebook ] A importância da Gestão Financeira e Orçamentária

A maioria das empresa confunde planilha em excel com orçamento. Orçamento é uma conversa, um pacto, entre o diretor executivo e seus líderes e gestores sobre o que será construído ao longo do ano. É a mais eficaz das ferramentas de engajamento com seus líderes e gestores juntamente com um planejamento estratégico compreensível.

Como criar cultura orçamentária com visão de ebitda? O que fazer em um cenário de crise ? Coloque a empresa no ponto de equilíbrio imediatamente. É simples ! Só exige atitude de dono que tem como exclusivo objetivo preservar seu negócio. 

Como fazer : 

  1. Determinar ( via DRE ) o montante necessário para a empresa gerar zero capital de giro, ou seja, manter se no ponto de equilíbrio. 

  2. Calibre o budget de cada centro de custo observando a redução total ( observada no item anterior ). 

  3. Chame seus lideres e peça que recomponham suas respectivas áreas conforme novo budget determinado. 

  4. Certifique-se que seus líderes não cortem despesas nem cabeças, mas sim reconfigurem seus processos. Não permita que cortem nada antes de reinventarem suas áreas e ratificarem seus novos processos e entregáveis. 

  5. Livre-se imediatamente do líder sabotador. Você  vai identificá-lo rapidamente. É aquele que reclama ao invés de debruçar sobre o (re)processamento da área. 

  6. Uma vez re-processado e ratificado, certifique-se que não haverá ruptura no “core-business”. Não pode, em hipótese nenhuma, ter ruptura.

  7. Execute o plano de contingência rapidamente ! 

  8. Leve a empresa até o ponto de equilíbrio imediatamente.

[ ebook ] Na crise ou não... seu Time de Vendas vende, ou é apenas comprado pelo cliente ?

Se ele é apenas comprado, esse breve artigo chegou tarde demais.

Entenda como montar um time de vendas previsível utilizando metodologia CRM. As características individuais e expectativas dos time, atribuições, metas e métricas. Conheça o funil de vendas e como amadurecer o prospect até a conversão em venda.

PRINCIPAIS TÓPICOS

1. A única estratégia de vendas possível é exigir do seu time de vendas o domínio das contas.

2. Sem a qualificação do cliente seu time é uma máquina de propostas fracassadas.

3. Vendedor sem planejamento de conta não é um profissional de vendas, é apenas um tirador de pedido e, por isso não deverá ser recompensado com comissão.

4. Política de remuneração. Prêmio ou comissão ?

5. Não confunda pricing que é uma metodologia com dar desconto. Não… não é a mesma coisa !

6. Como funciona o processo de amadurecimento das oportunidades - Escolha as batalhas.

7. A razão da existência do seu gerente de vendas é construir pipeline no tempo, e não atingir as metas de vendas que é sua obrigação que garante seu emprego.

8. Marketing é uma batalha perdida quando liderada por amadores. Coloque o marketing para trabalhar. Ou ele proporciona “cobertura aérea” para vendas ou, simplesmente desative a área de marketing.

9. Quais metas e métricas devem ser observadas para garantir que seu time está no caminho certo ?

10. O que significa negligenciar o processo de vendas ?

[ download artigo ] Por que Sua Empresa morre? Amadorismo e Empreendedorismo nunca vem na mesma frase

Gestão é técnica e matemática. Não é fé ! 

Amadorismo não combina com empreendedorismo. Não chute ! 

Por que sua empresa morre ?

  1. Você transformou capital de giro em dívida

  2. Além de cuidar, você deve vivenciar seu cliente

PRINCIPAIS TÓPICOS

  1. EXIGÊNCIA DE CAPITAL DE GIRO. Não empreenda em nada se você não sabe como calcular quanto precisa para financiar sua empresa. 

  2. Se o nome é CAPITAL DE GIRO, por que você insiste em usar esse dinheiro para pagar outras contas? 

  3. CAPITAL DE GIRO VIROU DÍVIDA: a morte da empresa é certa! Qual é a saída? 

  4. AMADORISMO NÃO COMBINA COM EMPREENDEDORISMO. Não chute! Gestão é técnica e matemática. Não é fé!  

  5. CICLO VICIOSO DA INSOLVÊNCIA: você reza para a próxima venda acontecer para pagar as suas contas? 

  6. SATISFAÇÃO DO CLIENTE É SUA OBRIGAÇÃO: ainda há quem confunda com uma virtude. Quem não vivencia o cliente, não merece o cliente. 

  7. (IN)SATISFAÇÃO DO CLIENTE: é como pisar no cocô e andar pela casa. 

  8. MARCA. Só tem duas possibilidades: 1) Sua empresa é espetacular; 2) Sua empresa é miserável. No meio, o cliente não lembra de você. Não liga. Não compra.

  9. NÍVEL DE SERVIÇO: Sua empresa é egóica? Não é sobre o que você oferece, mas sobre o que seu cliente espera. 

  10. RECONHECIMENTO > PREFERÊNCIA > CONVICÇÃO: qual é o estágio no qual seu cliente se encontra? Aumente o preço do seu produto ou serviço que você vai saber.

[ download artigo ] Qual sua vocação: Acumulador ou Empreendedor ?

É na crise que você vai descobrir. Não existe certo ou errado. As duas estratégias funcionam. Nunca juntas !

O modelo empreendedor tem como foco o mercado de capitais. Ele privilegia a expansão da empresa, e sua valoração no tempo, investindo na construção da Marca, na excelência operacional pela transformação digital e a expansão das suas fontes de receita pela inovação.

PRINCIPAIS TÓPICOS

  1. Construir um empreendimento para ser vendido ou abrir uma empresa apenas para pagar seu salário do mês ?

  2. Estratégia de menor custo é diferente de pagar salário baixo para seus funcionários.

  3. Sua empresa é uma agregadora de talento ou é daquelas que contrata estagiário e jovem aprendiz para ajudar ?

  4. Gestão não é trabalho voluntário. Exige conhecimento com capacitação contínua. Quando foi seu último curso de aperfeiçoamento profissional?

  5. Inovação é um ambiente a ser cultivado. Não confunda com inquietude ou ansiedade.

  6. Se você nunca surpreende seu cliente, se satisfaça em oferecer maior desconto e menor preço.

  7. Cortar despesas é coisa de empresa preguiçosa. Construir novas fontes de receitas é o desafio a ser conquistado.

  8. Seu sistema de gestão é por Capatazia ou Liderança ? Você inspira seus liderados ?

  9. Sua empresa é um verdadeiro cartório. Invista em transformação digital.

  10. Identifique seu principal inimigo. Quem é o gargalo ? O diagnóstico é simples.

[ ebook ] Como proteger Sua Empresa durante e pós crise - Plano de Ação em 10 etapas

As etapas abaixo podem proteger Sua Empresa na crise e no pós crise.

Tudo o que você precisa saber para construir um planejamento estratégico eficaz e garantir a sobrevivência da sua empresa. 

    1. Crie um plano trimestral como se fosse uma nova empresa

    2. Substitua o misticismo por matemática

    3. Coloque a empresa no ponto de equilíbrio imediatamente

    4. Não perca nenhuma venda - estabilizar vendas levará meses

    5. O financeiro é quem deverá liderar a empresa

    6. Para investimentos - preserve o caixa

    7. Repactue com cliente, parceiros, fornecedores e funcionários

    8. Mantenha a empresa pulsando

    9. Aproveite e limpe a sujeita do passado

    10. Aprenda! Prepare-se para retomada com técnica para não sofrer na próxima crise que certamente virá

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