Você é um líder capaz de criar confiança?

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Estabelecer confiança é o desafio prioritário a ser conquistado para o desempenho impecável entre líderes e comandados e, principalmente, entre líderes de diferentes equipes que exigem interação e integração.

Quando é estabelecida a confiança, líderes e membros de diferentes equipes criam a tão sonhada e verbalizada sinergia, trazendo segurança ao ambiente da empresa, mantendo as batalhas exclusivamente fora “dos muros” da empresa, ou seja, no ambiente de mercado e concorrência.

Ao invés de repetirem sistematicamente "vamos ganhar sinergia”, líderes deveriam repetir “vamos conquistar a confiança”. CEOs falham por diversas razões mas falham, especialmente, quando não conseguem conquistar (diferente de impor) a confiança de seu *staff*.

Conquistar a confiança é responsabilidade exclusiva do líder em qualquer nível da organização. É uma habilidade inerente às responsabilidades exigidas por seu cargo e por isso deverá ser cobrada, impiedosamente, como quesito de empregabilidade.

Quando a empresa chegou a um nível de maturidade e é servida por um conjunto de líderes que conquistaram a confiança uns dos outros,  além da sinergia, acontece também um fenômeno chamado “brain power”. Isso significa que todos os cérebros dos líderes estão trabalhando juntos como se fossem um super cérebro, com competências e habilidades multidisciplinares, produzindo resultados extraordinários.

O "brain power” é um excepcional exterminador de gargalos quando a tarefa é eliminar qualquer barreira que se apresente ao longo do processo de execução do planejamento estratégico. Vale ressaltar que, na maioria das vezes, as soluções são sugeridas por áreas de pouca ou nenhuma afinidade com o tema central. No entanto, a visão sobre diferentes perspectivas são as que normalmente solucionam os problemas mais complexos. Nesse fase de maturidade, os embates  passam a ser apenas no nível conceitual e sempre construtivos. 

Infelizmente o cenário mais comum observado na maioria as empresas é de não sinergia, e por isso não há confiança entre os líderes.

O diagnóstico é simples de observar, no entanto os sinais são invisíveis ao Ego.

É natural, mas não tolerável, que líderes despreparados ressaltem seu ego como medida de proteção e defesa. O ego só aparece quando o skill exigido para o cargo é incompatível com o desafio que lhe foi imposto.

Nesse caso, ao invés de servirem seus pares e comandantes, o líder passa seu tempo, auditando, julgando e criando dossiês juntando milhares de emails para justificar sua incompetência, com o único objetivo de salvar seu emprego. É clássica a frase do líder que já está na beira do abismo: “Acho que estamos com problemas de comunicação”.

Esse comportamento nocivo corrompe todos os níveis da organização por tomar proporções enormes quando praticado sistematicamente em grupo. Como consequência, se apossa da frágil cultura organizacional que sucumbe, levando junto o futuro da empresa.

Confira se seu líder é capaz de criar confiança :

1. O LÍDER ENCANTA. Tem a capacidade de engajar seu time e também    funcionários de outras áreas.

2. O LÍDER NÃO TEM AGENDA PESSOAL. Cresce na empresa por meritocracia através dos resultados produzidos pelos projetos que gerencia.

3. O LÍDER SE COMUNICA. Compartilha de forma articulada, sintetizada e simples. Nunca impõe, mas ganha consenso promovendo debates e embates construtivos, temáticos, nunca pessoais.

4. O LÍDER DELEGA, NÃO DELARGA. Elabora estudos detalhados seguidos de processos que garantem o progresso com previsibilidade durante a execução. O líder não enche o saco, acompanha o progresso via reuniões formais de follow up.

5. O LÍDER OFERECE. Entende que sua função é desenhar cenários,    oferecer soluções e recomendações que trazem clareza em situações ambíguas.

6. O LÍDER ASSUME A RESPONSABILIDADE. Um líder nunca se utiliza de    desculpas que é a tradicional ferramenta do incompetente.

7. O LÍDER TOMA RISCO. Existem dois tipos de risco: o estúpido que leva    a demissão, e o empreendedor que é calculado e compartilhado com os diretores seniores da empresa que apoiam a ousadia.

8. O LÍDER REMOVE BARREIRA. Executar dá trabalho. "O diabo mora nos detalhes" e sempre aparece durante o processo de execução.   

9. O LÍDER PLANEJA ANTES. Se antecipa a possíveis problemas. ele alerta    que "vai dar merda" e faz recomendações. O empregado assalariado, relata    que "deu merda" e normalmente coloca a culpa em alguém.

10. O LÍDER RECOMPENSA A EQUIPE. Um abraço do líder vale tanto quanto um cheque. O líder bem humorado transforma o clima da empresa, que fica divertido e retém talentos. O líder sempre usa uma fórmula simples e eficaz que ajuda a sequenciar o pensamento estratégico e transformá-lo numa boa execução.

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[ SABER 6/17 ] Inteligência Competitiva. Entender a Concorrência

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Conhecer o concorrente pelo nome, os detalhes de seus produtos e criar "cartões comparativos” - battle cards - para seus vendedores é inútil. É uma ação reativa e caraterística de empresa preguiçosa. Sua obrigação como líder é monitorar seus concorrentes de forma sistêmica para criar um - roadmap - de vantagens competitivas inovando na oferta de produtos e serviços, e principalmente se antecipando aos seus movimentos para neutralizá-los.

#aprender-mais-neutralizar-concorrencia          

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[ SABER 5/17 ] Inteligência de Mercado. Monitorar o ambiente de mercado para preservar o desempenho da empresa

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Outra responsabilidade fundamental do bom líder é antecipar-se. O líder que comunica simplesmente que “deu merda” deve ser afastado de suas responsabilidades imediatamente. O líder que alerta, embate calorosa e construtivamente, comunicando que “vai dar merda”, traça cenários, sugere alternativas e faz recomendações é o talento mais valioso a ser preservado pela empresa. 

#aprender-mais-inteligência-de-mercado

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Sua empresa pode falhar por 3 motivos. Entenda como Planejamento Estratégico pode ajudá-lo!

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“O gestor eficiente é aquele que executa no presente, ao mesmo tempo que constrói novas competências para o futuro da empresa expressada na sua visão."

O fundamento central do planejamento estratégico passa por estabelecer um caminho que se inicia na Visão e vai se desdobrando pela Missão, Objetivos, Estratégias e finalmente Táticas com Métricas que monitoram seu progresso. 

 

Empresas falham por 3 motivos. São eles:

1.   FALTA DE SINERGIA ENTRE SEUS LÍDERES

1. FALTA DE SINERGIA ENTRE SEUS LÍDERES

2.FALTA DE COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO E HABILIDADE

2.FALTA DE COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO E HABILIDADE

3.  FALTA DE DISCIPLINA NA EXECUÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS

3. FALTA DE DISCIPLINA NA EXECUÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS

O planejamento estratégico exige tecnicidade, não voluntarismo. O sucesso está em compatibilizar o skill dos líderes conforme os desafios estratégicos.

Além dos conhecimentos e habilidades, comportamento e atitude são essenciais. Liderança é uma cultura que deve ser incentivada na empresa.

Não existe nada mais prático que um bom conceito. Uma vez estabelecidos o cronograma e a marcha de execução, não existe espaço para desculpas.  

 

Você sabe como o Planejamento Estratégico pode ajudar sua empresa?

Planejamento Estratégico - Passo a Passo e Esquematizado: O fundamento do planejamento estratégico é determinar um caminho que inspire o empreendedor a pensar estrategicamente e executar com foco e disciplina. A sinergia gerada pela conexão: a]visão, b]missão, c]valores, d] estratégias e e]métricas é a forma mais segura de empreender, construir e perpetuar a empresa.

Criar cultura orçamentária e visão de ebitda: Nunca inicie seu ano fiscal sem orçamento. Ele é o único guia para o planejamento estratégico e investimentos. Ele determina: a]sua necessidade de capital de giro, b]suas metas de vendas, c]gestão de fluxo de caixa, d]metas de despesas, e]nível de endividamento saudável, f]tomar decisões com foco em geração de caixa, e g]planos de contingência.

Construir a Marca com fundamentos sólidos: Sua Marca é um tema central do planejamento estratégico porque determina o valor da sua empresa. É seu ativo mais valioso e deve ser construída sobre uma narrativa compreensível que exalte ambos: a]inovação, b]a proposta de valor da empresa. A Marca deve ser sempre apresentada de forma coerente e consistente conforme a característica de cada público alvo. 

Criar programas para nutrição de leads e captação de prospects: O marketing deve transformar "prospects" em "leads" qualificados pela geração e publicação de conteúdo relevante, que gera conhecimento. Também tem a função de criar campanhas de geração de demanda conforme estratégias de vendas. Marketing tem Retorno Sobre Investimento, seja na forma de aquisição de "leads", ou taxa de conversão.

Crescer com capilaridade e rentabilidade via múltiplos canais de vendas e segmentos de mercado: Montar time(s) de vendas com características distintas: a]time de prospeção, b]televendas, c]gestores de contas. Cada time segue sua rotina subordinado a uma única metodologia infalível - o CRM. O planejamento mensal é dividido em ataques semanais e diários conforme RFV - Recência, Frequência e Valor - de cada cliente, que deve ser observado de forma personalizada.

Inovação. Expandir fontes de receitas que 1) afetam a decisão dos clientes e 2) distanciam da concorrência: Gestão de novos produtos e serviços é vital para: a]evolução da marca, b]manutenção da rentabilidade, c]construção de novas fontes de receitas. O processo de inovação também é tema central do planejamento estratégico e exige elaboração de análise de viabilidade - business plan. Como critério para decisão sobre investimentos, impactar o ebitda futuro é obrigatório !

Promover cultura de liderança. Desenvolver capital humano e cultivar cultura organizacional: Seu RH deve ser uma máquina de capacitação com foco na melhoria do capital humano e organizacional. Ele deve, obrigatoriamente : a] adequar o perfil de seus profissionais de acordo com os desafios da empresa, b]remunerar por meritocracia, c]criar uma cultura organizacional com sinergia e harmonia, e]preservar seus líderes, e f]promover seus valores. O planejamento estratégico da empresa não vai funcionar sem cultura organizacional. 

Conquistar excelência operacional: Sua empresa pode ser uma indústria, comércio, distribuição ou serviço. A gestão de processos, rotinas e instruções de trabalho é a única forma de conquistar excelência operacional que afeta exclusivamente a satisfação do cliente que afeta sua Marca. Certificações como ISO são um reconhecimento à sua obrigação de conduzir sua gestão por processos com melhoria contínua. A estratégia sobre excelência operacional é obrigatória no planejamento estratégico.

Construir plataforma de TI aplicada ao negócio: A tecnologia da informação tem 3 funções : a]garantir a integridade dos dados, b]automatizar todos (100%) dos processos e rotinas, e c]transformar dados em informação através de BI - Business Intelligence. O TI quando aplicado ao negócio como prioridade promove ambos: a]produtividade pela automação, e b] diferencial competitivo difícil da concorrência acompanhar. 

[ SABER 4/17 ] Identificar e monitorar os Fatores Críticos de Sucesso, pela perspectiva do cliente

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Os Fatores Críticos de Sucesso representam o gatilho que “dispara" na memória do cliente quando ele lembra da sua marca, ou a do seu concorrente, conforme necessitam comprar seus produtos e serviços. Monitorá-los, pois estão em constante mudança, significa atender para surpreender seus clientes conforme suas frustrações, sonhos e desejos.

Os FCS determinarão o conjunto de mensagens que levam ao posicionamento da empresa – por isso nenhuma peça ou campanha de comunicação deverá ser publicada fora do escopo limitado pelos FCS e respectivas mensagens que foram validadas através de pesquisa. O líder que investir qualquer dinheiro em marketing e comunicação sem personas e mensagens formalmente ratificadas, certamente jogará seu "budget" no lixo.

#aprender-mais-FCS 

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