google-site-verification=ZAYy_6S81UFRmOJf3zlbO363im6u0-0wSTpKAr1TpXw
nori lucio

nori lucio

6. Mapear e neutralizar a concorrência deve fazer parte do Planejamento Estratégico ?

 

Conhecer o concorrente apenas pelo nome demonstra falta de conhecimento do negócio, além de não ter nenhuma serventia prática na batalha diária pela competitividade. 

Baixe gratuitamente os templates da brandME para montar seus planos de negócios.

CLIQUE AQUI para download

Monitorar os fatores críticos de sucesso que lhes foram atribuídos positivamente por seus clientes é a forma correta de estudar a concorrência.

O diretor executivo tem como responsabilidade elaborar projetos estratégicos para alcançá-los, neutralizá-los e principalmente superá-los.

É de responsabilidade exclusiva do diretor executivo observar seus concorrentes através dessa perspectiva e agir.

A concorrência só pode estar posicionada em um dos quatro quadrantes demonstrados no template ao lado, portanto, o mapeamento é simples. 

Os líderes da empresa devem ter iniciativas transformadas em programas criativos e/ou inovadores para migrar a empresa de um quadrante para próximo até conquistar o sonhado aprisionamento. 

Seu concorrente pode estar no quadrante de:

  1. Menor preço apontando uma estratégia de menor custo

  2. Valor agregado, vendendo através de um canal de vendas que agregue mais serviços

  3. Relevância da marca, quando a estratégia é colocar a marca sempre na memória do cliente - short list

  4. Aprisionamento, quando a estratégia é aumentar a barreira de saída, ou seja, tornar quase impossível para o cliente comprar ou contratar outro produto ou serviço de seu concorrente

attention sign 30px.png

Qual impacto da negligência sobre esse tema ?

O gestor preguiçoso prefere lamentar-se e buscar desculpas e culpados ao invés de assumir sua exclusiva responsabilidade pelo fracasso diante do concorrente, que está dominando o mercado. 

 

 


temas relacionados a [ planejamento estratégico ] que você pode ter interesse 

POSICIONAMENTO

Conquistar reconhecimento, preferência e convicção pela marca, só acontece com coerência e consistência em sua narrativa ao longo do tempo.

O plano de vendas

A gestão de vendas é uma disciplina formal, portanto, é fácil bater a meta se o gestor está profissionalmente atualizado com processos, técnicas e tecnologias. 

Análise de mercado

O mercado sempre dá sinais claros sobre oportunidades e desastres que poderão ser identificados quando monitorados de forma estruturada.

O PLANO DE MARKETING

Construir e publicar conteúdos relevantes, especificamente os que geram conhecimento na fase de pesquisa é a única forma de engajar seu público alvo

A FUNÇÃO DOS VALORES

Tem a função de harmonizar as relações internas orientam a conduta no trato com os clientes. Todo líder da empresa deve disseminá-los através de exemplos práticos. 

A MATRIZ SWOT

O conhecimento promovido pela aplicação da matriz SWOT auxilia na análise e diagnóstico. A ferramenta identifica quais as armas que a empresa possui para lutar suas batalhas no mercado. 


---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents