Gestão Financeira e Orçamentária

como criar cultura orçamentária com visão de ebitda

Nori Lucio Jr

 

QUAL O PROBLEMA A SER RESOLVIDO ? - Garantir disciplina orçamentária sem perder a visão de ebitda.

O fator que garante o bônus e principalmente a empregabilidade do Diretor Executivo, Presidente ou CEO de qualquer empresa é exclusivamente aumentar o valor da empresa - valuation. 

O crescimento deverá ser observado apenas pela margem ebitda, que não é um valor ( R$ ),mas sim um percentual que relaciona as receitas versus o resultado. Através desse percentual, ao longo de sua gestão, o Diretor Executivo poderá comprovar sua competência em: 

  1. Construir novas fontes de receitas
  2. Investir em inovações que impactam na Marca
  3. Promover melhoria contínua com impacto na produtividade

 

Confira os artigos abaixo e faça o download do ebook.


artigo 1.png

1. O que significa criar cultura orçamentária co visão de ebitda ?

O orçamento anual é a ferramenta essencial para criar engajamento entre os líderes das diversas áreas da empresa. O orçamento justifica o planejamento estratégico uma vez que relaciona resultado e budget.

artigo 2.png

2. Orçamento: a primeira etapa do Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico e gestão orçamentária  são disciplinas obrigatórias para qualquer empresa. Não existe futuro para a empresa sem um planejamento estratégico. 

artigo 3.png

3. Qual o impacto quando a empresa opera sem orçamento definido ?

O orçamento é um exercício contínuo com objetivo de alcançar a previsibilidade. Sua revisão deverá ser sistemática, mensal, para garantir que o EBITDA combinado seja construído mês a mês ao longo do ano fiscal. 

artigo 4.png

4. Os passos para a construção do Orçamento

O orçamento deverá ser um exercício de factibilidade. Por isso ao mapear as diversas fontes de receita estude os dados e fatos com rigor para entender seu comportamento histórico. 

artigo 5.png

5. Como definir a geração de caixa (ebitda) que se pretende alcançar ?

Uma operação saudável e sustentável progride ao longo dos anos sem passar por turbulências. Ela consegue financiar suas vendas a prazo e garantir a margem de contribuição suficiente para pagar suas despesas fixas e despesas financeiras

artigo 6.png

6. Como calcular o Capital de Giro ? 

Durante o planejamento orçamentário para o ano fiscal é obrigatório o cálculo do montante de capital de giro exigido para financiar a operação.  Vale ressaltar que empresas morrem por vários motivos e, principalmente por negligência. 

artigo 7.png

7. As fontes de financiamento para Capital de Giro e Projetos Estratégicos ?

Todo empréstimo de dinheiro novo nunca, em hipótese alguma, deverá ser usado para limpar sujeira ou tapar buraco do passado. Quando isso acontece, a empresa entra instantaneamente em estado de insolvência que é uma doença crônica e degenerativa e que a leva invariavelmente a morte. 

artigo 8.png

8. Por que e como criar um Plano de Contingência ?

A margem de contribuição, e nunca o faturamento, é quem define a saúde da empresa. A matemática é simples e infalível. Se a margem de contribuição da empresa está com tendência de baixa, não caia na tentação simplista, preguiçosa e equivocada de cortar apenas despesas. 

artigo 9.png

9. Como estruturar impostos ?

A estrutura fiscal e tributária pode, ao mesmo tempo, melhorar a rentabilidade ou simplesmente inviabilizar os preços de seus produtos e serviços. 

artigo 10.png

10. Como o orçamento determina a carga vs. a capacidade de cada área da empresa?

Uma vez que cada gestor tenha recebido seu respectivo budget que foi desdobrado do orçamento e alocado no centro de custos de sua responsabilidade, o próximo passo é organizar sua área determinada ordem.

artigo 11.png

11. Como utilizar o DRE - Demonstrativo de Resultados ?

O DRE é um instrumento financeiro obrigatório para o monitoramento da saúde da empresa. Seu conceito e formato são úteis desde a construção do orçamento anual e suas revisões mensais comparando os resultados planejados em orçamento versus o que foi efetivamente realizado no mês corrente. 

artigo 12.png

12. Por que o Capital de Giro representa a principal causa de morte de empresas ?

Calcular a exigência de capital de giro para financiar a operação, que foi desenhada estrategicamente e projetada financeiramente pelo orçamento anual, é um exercício obrigatório e de responsabilidade exclusiva do gestor financeiro. 

artigo 13.png

13. Gestão de Capital de Giro e Fluxo de Caixa passo a passo

Comece registrando os recebíveis que podem ser à vista ou parcelado, e então despesas fixas que são obrigatórias. Em seguida registre as compras e não deixe de fazer um balanço diário para entender se naquele dia está deficitário ou superavitário. E ainda tem mais...

artigo 14.png

14. Precificação faz parte do orçamento ? Como encontrar o Ponto de Equilíbrio ?

A estrutura de preços, ou precificação – pricing, dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa é uma das tarefas mais importantes ao longo do processo de planejamento financeiro. Precificação exige precisão !

---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents