8. Como o Planejamento Estratégico atua para neutralizar a corrosão do portfólio causada pelo ciclo natural dos produtos e serviços ?
Uma vez estabelecida a visão, o - roadmap - [ * template abaixo ] de produtos e serviços deverá ser construído de forma coerente. Se a visão aponta para onde seu negócio está evoluindo, sua oferta de produtos e serviços devem seguir obrigatoriamente alinhada com a visão.
Todos os investimentos designados para criação de novas competências ou contratação de mais capacidade produtiva deverão obrigatoriamente corresponder a construção da visão da empresa.
A combinação entre pessoas, processos e tecnologia é essencial na construção do futuro da empresa.
“ Não existe futuro sem inovação. Não existe inovação sem aplicação tecnológica".
Os colaboradores que formaram seu capital humano e que trouxeram a empresa até aqui não serão necessariamente os mesmos que a levarão para a próxima etapa. Novas habilidades, novos conhecimentos, novas atitudes serão necessárias para construir seu futuro.
Para o processo de concepção de novos produtos ou serviços se faz necessário a construção de um business plan [ * template abaixo ] que organiza as ideias. Ele mapeia e antecipa as barreiras, e mitiga as possibilidades de fracasso.
O business plan contempla, em uma única página: segmentação de clientes, atividades chave, proposta de valor, recursos necessários, parcerias estratégicas, relacionamento com clientes, canais de vendas, estrutura de custos e fontes de receitas.
A montagem do “canvas" [ * template acima ] possibilita mitigar riscos portanto, garante as melhores chances do projeto cumprir seus objetivos a ponto de transformar-se numa nova fonte de receita para a empresa. Ao mesmo tempo, colabora com a construção da marca especificamente no atributo de marca denominado inovação.
Qual impacto da negligência sobre esse tema ?
Sem inovação a Marca não evolui. A empresa fica estancada na venda pelo menor preço. Nesse cenário as margens sempre tendem a cair até desaparecerem completamente.
É fácil identificar empresas com esse perfil. Normalmente, um dos sinais é o logotipo que não muda desde sua fundação que ilustra que ainda está presente a figura preeminente do dono que sustenta as premissas que foram elaboradas na época na concepção da empresa. Olhe para o seu logo, veja quanto tempo ele está na mesma configuração e responda se sua empresa se renova ou apenas sustenta o modelo de negócio criado pelo fundador.
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POSICIONAMENTO
Conquistar reconhecimento, preferência e convicção pela marca, só acontece com coerência e consistência em sua narrativa ao longo do tempo.
OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Identificar e monitorar os FCS pela perspectiva do cliente é quase um exercício de humildade para gestores que julgam saber tudo sobre eles.
MAPA ESTRATÉGICO
É a fotografia que representa a síntese do planejamento estratégico. Ele contêm exclusivamente o que é essencial e seus indicadores - KPIs.
A MATRIZ SWOT
O auto conhecimento promovido pela aplicação da matriz SWOT auxilia na análise e diagnóstico. A ferramenta identifica quais as armas que a empresa possui para lutar suas batalhas no mercado.
a função dos valores
Tem a função de harmonizar as relações internas e também orientam a conduta no trato com os clientes. Todo líder da empresa deve disseminá-los através de exemplos práticos no dia-a-dia.
O PLANO DE MARKETING
Construir e publicar conteúdos relevantes, especificamente os que geram conhecimento na fase de pesquisa é a única forma de engajar seu público alvo.