google-site-verification=ZAYy_6S81UFRmOJf3zlbO363im6u0-0wSTpKAr1TpXw

Como Sua Empresa deve acolher, desenvolver e reter sua nova geração de líderes ?

A nova geração de líderes nos oferecerá uma lição única que transformará nossa relação com o trabalho. Eles serão empreendedores da sua função dentro da empresa.

Apaixonados pelo que fazem, serão independentes, responsáveis e maduros. As relações de empatia entre pares se formarão de maneira verdadeira e naturalmente, ou seja, sem as "cascas de proteção” típicas de quem quer manter seu status ou empregabilidade.

A relação com seus líderes (chefes) será pela busca da orientação e pela facilitação sobre alguma barreira que se apresenta no caminho.

Pela presença de espírito em servir a empresa, cada problema apresentado por esses novos profissionais já se apresentará com sugestões e recomendações sobre como resolvê-los.

Exigirão da empresa que retorne uma parte dos seus lucros de volta para sociedade e serão intolerantes com empresas que desprezam o meio ambiente de qualquer forma.

Os novos profissionais não estarão num único CEP (Código de Endereçamento Postal). O escritório sede da empresa, quando utilizado para reuniões e encontros, será uma extensão das suas casas com layout e espaços que não remetam a baias (confinamento de cavalo).

[ artigo ] Análise SWOT e sua importância no Planejamento Estratégico

POST - SWOT  -  16-06-2021.jpg

“ Se você não sabe qual é a doença, não tem como prescrever um tratamento eficiente".

Proteger o patrimônio - assets - da empresa é obrigação exclusiva do diretor executivo

Infelizmente estamos atravessando uma fase de superficialidade, marcada pela ansiedade patológica, que afeta perigosamente o processo de tomada de decisões. Ninguém tem a paciência necessária para fazer um diagnóstico cuidadoso com base numa análise criteriosa.

Como resultado, a precipitação gera erro no diagnóstico, erro no tratamento e assim cria-se um ciclo vicioso marcado pela preguiça e procrastinação típicas de gestores mau preparados tecnicamente para os desafios da empresa. 

O contínuo auto conhecimento promovido pela correta aplicação da matriz SWOT auxilia na análise e diagnóstico. A ferramenta [ * template abaixo ] identifica quais as armas que a empresa possui para lutar suas batalhas no mercado. 

Baixe gratuitamente os templates da brandME para montar seus planos de negócios. CLIQUE AQUI para download

Baixe gratuitamente os templates da brandME para montar seus planos de negócios. CLIQUE AQUI para download

Suas forças relacionadas às oportunidades geram estratégias agressivas. Já suas fraquezas relacionadas às ameaças do mercado, geram estratégias e sobrevivência.

Pelo [ * template ], São 4 os agrupamentos de estratégias possíveis delineadas pelo planejamento estratégico: 

  1. Estratégias Agressivas

  2. Estratégias de Ajuste

  3. Estratégias de Manutenção

  4. Estratégias de Sobrevivência

Qual impacto da negligência sobre esse tema ?

A precipitação e o ímpeto de gestores mau preparados destróem a empresa quando tomam decisões que apenas afetam o efeito do problema e não sua causa. A falta de preparo técnico e emocional não permite alcançarem a raiz ( a causa ) dos problemas que deverão ser tratadas.  

Além da ineficiência, esse tipo de atitude também  destrói com o moral das equipes de líderes que, como consequência, se divorciam mentalmente da empresa mesmo ainda mantendo seus empregos e recebendo seus salários. Identificar o "divórcio mental" é simples: observe quando o líder para de contribuir na forma de embates construtivos sobre temas relevantes e apenas fica em silêncio. 

Na prática, todos querem correr apenas o último km da maratona e tirar foto para colocar no facebook. Ninguém tem paciência para treinar na academia todos os dias por uma hora durante todo o ano. Organizações com esse “cacoete” ansioso e impetuoso não se perpetuam em hipótese nenhuma. 

"Criar valor para a empresa é única condição de empregabilidade para o diretor executivo cuja a métrica de sucesso é exclusivamente aumentar a margem ebitda".

[ artigo ] Como construir um MAPA ESTRATÉGICO em 5 etapas

POST - MAPA ESTRAT 5 ETAPAS  -  09-06-2021.jpg

O Mapa Estratégico conecta suas melhores estratégias e cria um ritmo de execução infalível rumo à sua visão de futuro.

Antes de construir um Mapa Estratégico, você precisará compreender:

  • A importância da VISÃO DE FUTURO DA EMPRESA que aponta para onde seu negócio está indo e como chegar.

  • O que significa CONQUISTAR SINGULARIDADE no posicionamento da empresa.

  • Como construir um novo CAPITAL INTELECTUAL formado por novas competências que serão exigidas para percorrer o novo caminho.

  • Os fundamentos do MAPA ESTRATÉGICO que representa suas escolhas estratégicas e como serão conectadas.

  • VALUATION - o mapa estratégico deverá obrigatoriamente ter impacto sobre a margem (%) ebitda. O planejamento estratégico pressupõe construir valor para sua organização.

PRINCIPAIS TÓPICOS

#1 - CONSTRUIR VALOR PARA ORGANIZAÇÃO - Construa um empreendimento perene.

#2 - INOVAÇÃO - Entenda como conquistar uma reputação impecável para sua Marca.

#3 - EXPERIÊNCIA DO CLIENTE - Como dominar todos os pontos de contato que impactam na experiência e satisfação do cliente.

#4 - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - Como masterizar a produtividade individual e em grupo para alcançar excelência operacional.

#5 - CONSTRUIR UMA ORGANIZAÇÃO TALENTOSA - Como atrair, reter e remunerar por meritocracia seus líderes e key players.

[ artigo ] Como utilizar o DRE - Demonstrativo de Resultados - como ferramenta para elaboração e revisão do orçamento

O DRE é um instrumento financeiro obrigatório para o monitoramento da saúde da empresa. 

Seu conceito e formato são úteis desde a construção do orçamento anual e suas revisões mensais comparando os resultados planejados em orçamento versus o que foi efetivamente realizado no mês corrente. 

O DRE permite demonstrar tendências na evolução positiva ou negativa dos indicadores de performance e produtividade tornando mais objetivas as tomadas de decisões corretivas ou de manutenção. 

Indicadores de performance podem ser: meta de vendas, margem de contribuição, construção de caixa, entre outros. 

Indicadores de produtividade podem ser: redução nos custos por um refinamento do processo de produção, redução das despesas gerais por melhorias nos processos ou ainda implantação de sistema que tenha automatizado alguma função manual. 

 

Ler e entender o DRE é simples. O DRE permite observar, no tempo, o progresso e tendências sobre as seguintes informações: 

1. Evolução das receitas de vendas que devem ser separadas conforme as respectivas fontes de receita. Podem ser: por produto, por segmentos de mercado, por região, por unidade de negócios. 

2. Incidência de impostos, acréscimos e reduções conforme engenharia tributária ou programas de incentivos fiscais. 

3. Composição dos custos relativos aos produtos ou serviços. Todos os custos e despesas tem efeito sobre o critério de  precificação portanto, o DRE também orienta na composição de preços. 

4. Evolução ou deterioração da margem de contribuição. Este é o indicador mais importante a ser monitorado. Qualquer tendência que tenha impacto nesse indicador deverá sofrer intervenção imediata. 

5. Despesas gerais da empresa. Com o DRE você poderá acompanhar o nível de despesas comparando com faturamento e simultaneamente com os meses anteriores ( análise horizontal e vertical ). 

6. Evolução e projeção do lucro da operação conforme as tendências observadas nos itens anteriores.

7. Capacidade de geração de caixa e também preventivamente, observar a necessidade de redimensionamento preventivo da exigência de capital de giro.

8. Monitorar nível de endividamento ou estratégia de financiamento da operação conforme seu ciclo operacional.

Captura de Tela 2021-06-02 às 1.16.43 PM.png

Os resultados são apresentados num formato padrão e complementados por percentuais calculados através da relação entre as diversas contas versus a receita possibilitando uma análise de tendências.  

  1. Análise Vertical, permite verificar a relação entre as contas de custos e despesas versus o resultado de vendas. Ao longo dos meses o gestor deverá monitorar se os percentuais permanecem estáveis conforme orçado e identificar as contas ofensoras tomando medidas imediatas para colocá-las de volta nos parâmetros definidos pelo orçamento original da empresa.

  2. Análise Horizontal, permite verificar a relação entre as as contas de custos e despesas versus os meses anteriores. A análise horizontal, monitora, mês a mês, a performance de vendas, a produtividade e a rentabilidade.

O DRE é essencial para o monitoramento do planejamento estratégico. Apesar da obrigatoriedade, o DRE é desconhecido e pouco utilizada pela maioria dos gestores e administradores de empresas que confundem o DRE como ferramenta exclusivamente de gestão com uma planilha em excel cheia de números. 

Existe uma enorme diferença entre o gestor financeiro e o tesoureiro que cuida apenas do contas a pagar e receber. Para muitas empresas o gestor financeiro é, na verdade, o tesoureiro. Nesse caso a empresa não tem orçamento, não sabe quanto precisa de capital de giro para financiar sua operação, não tem gestão de fluxo de caixa e certamente está endividada 

“ O DRE é desconhecido e pouco utilizado pela maioria dos gestores e administradores de empresas que confundem o Demonstrativo de Resultados como ferramenta exclusivamente de gestão com uma planilha em excel cheia de números.

O que o Planejamento Estratégico faz pela empresa SEM FUTURO e pela empresa DO FUTURO ?

O gestor eficiente é aquele que executa no presente, ao mesmo tempo que constrói novas competências que serão essenciais para o futuro da empresa.

A brandME é consultoria em Planejamento Estratégico.

Nossa ambição é servir empresas e empreendedores desenvolvendo seus líderes gestores na integração entre pessoas, processos e tecnologias alinhados por um planejamento estratégico compreensível com execução impecável.

---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents