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Plano de Marketing

[ download artigo ] Qual sua vocação: Acumulador ou Empreendedor ?

É na crise que você vai descobrir. Não existe certo ou errado. As duas estratégias funcionam. Nunca juntas !

O modelo empreendedor tem como foco o mercado de capitais. Ele privilegia a expansão da empresa, e sua valoração no tempo, investindo na construção da Marca, na excelência operacional pela transformação digital e a expansão das suas fontes de receita pela inovação.

PRINCIPAIS TÓPICOS

  1. Construir um empreendimento para ser vendido ou abrir uma empresa apenas para pagar seu salário do mês ?

  2. Estratégia de menor custo é diferente de pagar salário baixo para seus funcionários.

  3. Sua empresa é uma agregadora de talento ou é daquelas que contrata estagiário e jovem aprendiz para ajudar ?

  4. Gestão não é trabalho voluntário. Exige conhecimento com capacitação contínua. Quando foi seu último curso de aperfeiçoamento profissional?

  5. Inovação é um ambiente a ser cultivado. Não confunda com inquietude ou ansiedade.

  6. Se você nunca surpreende seu cliente, se satisfaça em oferecer maior desconto e menor preço.

  7. Cortar despesas é coisa de empresa preguiçosa. Construir novas fontes de receitas é o desafio a ser conquistado.

  8. Seu sistema de gestão é por Capatazia ou Liderança ? Você inspira seus liderados ?

  9. Sua empresa é um verdadeiro cartório. Invista em transformação digital.

  10. Identifique seu principal inimigo. Quem é o gargalo ? O diagnóstico é simples.

[ download artigo ] Você negligenciou a construção da MARCA no passado ?

Se a reposta for SIM, aprenda com humildade a dolorosa lição de NÃO poder contar com ela, sua Marca, que seria sua mais potente arma contra a crise.

Se você nunca se preocupou em construir sua MARCA com coerência e consistência ao longo da vida da empresa, não é agora na crise que ela fará qualquer diferença.

A construção da MARCA é uma história contada ao longo do tempo.

Faça o download do artigo gratuito e veja como construir E FORTALECER sua MARCA.

Para o futuro, entenda que seu único patrimônio é sua MARCA. Produtos vêm e vão a Marca, fica.

[ download artigo ] Nunca confunda Marca, Marketing e Comunicação

SÃO TRÊS DISCIPLINAS COMPLETAMENTE DIFERENTES QUE EXIGEM PROFICIÊNCIA INDIVIDUALIZADA DE CADA TEMA.

De forma didática, com apenas três bullets você entende o conceito. Não precisa pagar uma fortuna para nenhum consultor com power point cheio de pirotecnias e palavras sofisticadas em inglês. Também não precisa de um PhD da NASA para decifrar essa equação.

  1. Marca é como seu cliente lembra de você quando tem alguma necessidade. Você só quer um sorriso na cara do cliente e um balãozinho no seu pensamento dizendo - “esses caras são do cacete”

  2. Marketing é como você se posiciona através do benefício dos produtos e/ou serviços. Se seus produtos são ordinários, não prometa extra-ordinário. Isso gera frustração e deboche por parte do cliente

  3. Comunicação é como você conta sua história para seus clientes através de um conjunto de mídias de altíssima afinidade e baixíssima dispersão. Qualquer ação fora de um mix compreensível é apenas um job inútil.

Se você não tem proficiência sobre o tema Comunicação, simplifique. Apenas ligue para seu cliente.

No momento que você liga e fala "Olá Rogério, aqui é o Nori. Tem 1 minuto? ” e ele responde …”Claro, Oi Nori, tudo bem? O que você manda de bom e de novidade?” - aqui se estabeleceu a única fórmula para fazer o marketing funcionar que é a personalização.

Qualquer outra iniciativa que não busque como objetivo das campanhas a personalização, é hobby. Nesse caso, se estiver gastando dinheiro, cada centavo vai para o lixo.

O tema Marketing segue o mesmo princípio da personalização observado anteriormente, no tema comunicação. Busque como referência a agenda de lançamentos de novos produtos e serviços.

Especificamente busque pela lista de feedbacks dados pelos clientes que te ajudaram a melhorar antigos e ao mesmo tempo desenvolver novos produtos e serviços.

Se você não encontrar a tal agenda de lançamento, nem a tal lista de feedbacks dos clientes, não crie expectativas sobre sua empresa. Aproveite enquanto ela pode pagar seu salário. Não confunda uma empresa criada para pagar seu salário com a construção de um empreendimento que busca perenidade.

Não confunda um dono acumulador com dono empreendedor.

O valor da sua [ MARCA ] é maior que o valor da sua Empresa

posicionamento

Investir na Marca vale a pena. A Marca é o mais importante ativo da sua empresa. Em um processo de avaliação - valuation - da empresa, o reconhecimento - awareness - da sua Marca é determinante no processo de composição do preço para uma eventual aquisição por outra empresa. 

A composição do preço é feita somando seus ativos, sua performance de vendas entre os diferentes produtos e serviços e sua capacidade de gerar caixa - EBIDTA.  A Marca entra nesta composição como se fosse um ágio possuindo um efeito multiplicador conforme sua atratividade e capacidade de gerar vendas. 

Os caminhos percorridos no processo de construção de Marca no passado, serão diferentes para o futuro. 

No passado, a Marca era divulgada através de campanhas de marketing aspiracionais, que promoviam uma “degustação” através de uma história contada em capítulos absorvidos aos poucos pelos clientes, que se fidelizavam por anos e décadas. 

Atualmente os ciclos de renovação e inovação são mais curtos pela comoditização, que destrói instantaneamente qualquer valor agregado percebido pela Marca, transformando quase todas as decisões de compra pelo menor preço. Como consequência, estas antigas campanhas de marketing aspiracionais foram substituídas por campanhas de venda do varejo, oferecendo principalmente preço e prazo de pagamento. 

As fórmulas tradicionais de propaganda e comunicação surtem pouco ou nenhum efeito no público-alvo que está muito bem formado, informado e, consequentemente, mais maduro para racionalizar sobre sua decisões de compra. 

Agências de propaganda e mídias tradicionais que ditavam a estratégia da empresa através de conceitos criativos, tiveram que se adaptar às estratégias e táticas de curto prazo com foco em resultados de vendas. Na prática, as badaladas campanhas se transformaram em chamadas - call to action - para o televendas no 0800 ou “venha nos visitar antes que acabe o estoque”. 90% dos consumidores que compram online seguem recomendações de outros consumidores e experts versus propaganda paga.

Como calibrar o [ CAPITAL HUMANO ] de sua empresa

posicionamento

O Capital Humano da empresa é representado pelo conjunto de seus talentos e líderes. 

Eles formam a base que produz a eficiência e produtividade, e podem ser a raiz dos problemas ou do sucesso da empresa. 

No passado o recurso humano era facilmente substituído, atualmente as pessoas (assim como as máquinas) necessitam tanto de manutenção quanto de aquisição - “features” - de novos conhecimentos e competências para se tornarem mais produtivas. A máquina, com relação a produtividade, tem seus limites. Já o líder consegue extrair continuamente mais eficiência dos outros profissionais pela sua capacidade de criar sinergias, motivar e gerenciar.

Uma fórmula simples e prática que funciona perfeitamente para compreender o perfil do profissional e ajudá-lo no aperfeiçoamento e desenvolvimento é o CHAE - Conhecimento, Habilidade, Atitude e Eficiência na execução.  

A capacidade de execução é determinada pela atitude do profissional multiplicada por seu conhecimento somado à sua experiência.

EXECUÇÃO  = A * ( C + H )

Ao calcular mentalmente o resultado da equação, deve ter cuidado com a nota que será atribuída ao Atitude. Se for zero, a nota poderá neutralizar um excelente profissional com Conhecimento + Habilidade. Se for 10 poderá privilegiar a boa atitude, o funcionário “gente boa”, versus a tecnicidade exigida por uma determinada função. O importante é balancear e obter o melhor resultado possível. 

Para o aperfeiçoamento do capital humano da empresa é necessário técnica, que deverá ser aplicada por um profissional e/ou uma consultoria especializada, que oferecerá um programa organizado em etapas que promovem um processo de melhoria contínua de construção do capital humano e organizacional. 

O conjunto do capital humano, quando organizado e harmonizado, forma o capital organizacional da empresa.

SUA EMPRESA VALE EXATAMENTE O QUANTO SEU CAPITAL HUMANO É CAPAZ DE PRODUZIR.  

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