Gestão da Marca

Construindo Marcas que Vendem

Vendas é uma disciplina que exige tecnicidade assim como qualquer outra como: engenharia, finanças, marketing, TI…Poucos anos atrás, era relegada a profissionais que não tinham conhecimentos nem habilidades bem definidas. Hoje é inadmissível contratar um profissional, gestor de vendas e marketing, que não domine seus conceitos, processos e tecnologias.Os artigos abaixo tem por objetivo organizar o conceito num racional simples, permitindo ao leitor curioso aprofundar-se conforme temas de seu interesse.

 

1. QUAL O PROBLEMA A SER RESOLVIDO ? - Construir marca com fundamentos sólidos 

2. QUAL O DIFERENCIAL COMPETITIVO A SER ALCANÇADO ? -  Construir uma marca que vende 

3. QUAL EXPECTATIVA SOBRE METAS & MÉTRICAS ?  1. reconhecimento espontâneo, 2. preferência, 3. satisfação do cliente, 4. atributos conforme fatores críticos de sucesso do público alvo.

4. O QUE ESPERAR DO LÍDER DA MARCA ?   A marca é o maior patrimônio de uma empresa portanto, seu executivo mais senior deverá ser o guardião.  

4. QUAL É O VÍCIO A SER SUPERADO ?   é o executivo "senior" que encara o processo de construção da Marca como despesa. - 1) Se esse executivo for o dono, precisa de ajuda urgente para entender que sua jornada como empreendedor é construir um empreendimento vendável. - 2) Se for um diretor contratado, deve ser substituído com a mesma urgência. 

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marca de sucesso

1. Construindo Marcas que vendem

O valor da sua MARCA é maior que o valor da sua empresa. Investir na marca vale a pena, pois ela é o ativo mais importante da sua empresa. Ela é determinante no processo de composição do preço para uma eventual aquisição por outra empresa.

 

reconhecimento preferencia conviccao

2. Reconhecimento, Preferência & Convicção

O processo de construção da Marca deve seguir uma trajetória planejada e portanto não tolera cortes de caminho. A fórmula é simples mas exige austeridade e cuidado com a coerência na manutenção do posicionamento e consistência na comunicação com os diversos públicos-alvo. 

Ao longo do caminho da construção da Marca é frequente observar executivos seniores que julgam de forma empírica, chegando a conclusões precipitadas sobre os anseios, dores e desejos de seus clientes.

MENSAGEM DA MARCA

3. Mensagens e Narrativas da Marca

A forma mais eficiente de engajar com os diversos públicos alvo é telegrafar as mensagens através de conceitos criativos bem elaborados por agências de comunicação experientes. Os conceitos criativos que são transformados em campanhas de marketing, agem como envelopes que entregam a mensagem através de vários estímulos. 

As mensagens devem evoluir desde a introdução da Marca e respectivos produto ou serviço, progredindo de forma incremental para as fases de preferência, até que conquiste a convicção. 

EXPERIENCIA DA MARCA

4. Experiência da Marca 

A experiência da marca impacta na satisfação do cliente e está apoiada sobre três pilares:  

1. Excelência na operação que gera previsibilidade

2. Relacionamento com o cliente

3. Portfólio de produtos e serviços aderentes às suas necessidades

CAMPANHA COM FOCO NA MARCA

5. Campanha com foco na Marca  

Nunca terceirize para sua agência a responsabilidade de definir a estratégia da sua empresa através de uma campanha publicitária. A campanha deve ser construída conforme as estratégias definidas e publicadas no planejamento estratégico da empresa. 

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