Estabelecendo os fundamentos - missão, visão e valores

O Planejamento Estratégico e de Marketing é a etapa mais importante para o empreendedor profissional, já que elimina o voluntarismo perigoso de indivíduos empolgados e mal preparados. 

        Na prática o plano oferece uma visão geral compreensível que auxilia na priorização nas tomadas de decisão sobre foco e investimentos, criando uma marcha de execução segura e disciplinada ancorada em estratégias bem elaboradas. 

Qualquer empresa, em qualquer estágio da vida, deve estabelecer seus fundamentos que servirão de alicerce para o crescimento e principalmente para a perpetuação. 

 

a visão serve como um mantra que relembra constantemente os colaboradores para onde a organização está caminhando - a visão elimina dúvidas curando ambiguidades. 

Sua visão e sua missão determinam o que o sucesso significará para a empresa no futuro. 

  1. Facebook's is to give people the power to share and make the world more open and connected.
  2. Amazon be earth's most customer centric company; to build a place where people can come to find and discover anything they might want to buy online.
  3. Apple, bringing the best personal computing experience to students, educators, creative professionals and consumers around the world through its innovative hardware, software and Internet offerings.
  4. Google’s mission is to organize the world‘s information and make it universally accessible and useful.
trilho do trem desencontrando .png

A missão responde a pergunta sobre - Qual a razão, a justificativa, para sua existência ? 

Os fundamentos, expressados na visão e na missão, formam a base, o ponto de partida para o desdobramento de objetivos e estratégias que movem a empresa de forma organizada e segura. 

Ao longo da vida, invariavelmente, as empresas enfrentam desafios complexos que exigem renovação com agilidade. Muitas vezes exigem sua reinvenção na busca pela sobrevivência e perpetuação.

De uma forma geral, o mundo conectado tem oferecido alta competitividade com baixíssimas margens. As inovações e renovações tentem a ter um impacto de curto prazo pela perspectiva dos clientes, que exigem das empresas preços cada vez mais competitivos.

Excelência operacional, eficiência nos custos e racionalização das despesas devem fazer parte da estratégia central da empresa. 

[aumentar, reduzir, eliminar, prevenir ou melhorar] uma situação [condicional ou problema que deverá resolver]  [promovendo,  provendo ou através de] atividades ou programas específicos.

Pergunte para seus líderes, gerentes e diretores seniores - Qual a visão e a missão da empresa? Não se surpreenda se cada um lhe oferecer uma resposta diferente. Na prática isso significa que os ingredientes para a miséria estão sobre a mesa. O desastre é eminente, uma questão de pouco tempo.  

Veja exemplos abaixo:

VISÃO - ser reconhecida por nossos clientes, parceiros e fornecedores por nossas competências técnicas e excelência operacional em projetos e serviços de engenharia.

MISSÃO - conquistar a satisfação de nossos clientes oferecendo uma plataforma de serviços de engenharia abrangente e inovadora com certificações técnicas, de segurança ambientais promovidas nas formas modular ou "turn-key".

SUCESSO SIGNIFICA - crescer criando diversidade nas fontes de receita. Privilegiar a capilaridade na atuação em mercados e clientes. Cumprir de forma disciplinada as estratégias que determinarão: a) retorno combinado com acionistas, b) remuneração de seus clientes e colaboradores, c) governança que garanta a rentabilidade, previsibilidade e transparência.

Um planejamento estratégico tem a responsabilidade de sincronizar cinco tópicos, gerando uma marcha consistente que move a empresa de forma organizada. São eles:

  1. visão 
  2. missão
  3. objetivos
  4. estratégias
  5. projetos estratégicos

O planejamento deve ser sistêmico, portanto, não se arrisque a planejar para um futuro muito distante. O mais importante é ser realista, factual e tendencioso. Substitua o otimismo pela matemática.  

Durante as fases de análise, estimule apenas argumentos baseados em fatos. Abomine pensamentos esotéricos e vagos que são geralmente verbalizados na forma de chutes. Como líder, assegure-se de que sua visão não conduza sua empresa para uma zona de altíssima concorrência sem ter a certeza que terá a sua disposição o arsenal correto para se defender. 

A Visão da empresa funciona como uma bússola que a norteia no decorrer dos anos. Por ser uma das primeiras e mais importantes etapas do planejamento estratégico, merece destaque e atenção dos líderes mais talentosos da empresa que devem dedicar seu tempo para permeá-la por todos os níveis hierárquicos da organização atingindo a mente e o coração dos colaboradores. 

 

DURANTE AS FASES DE ANÁLISE, ESTIMULE APENAS ARGUMENTOS BASEADOS EM FATOS

ABOMINE PENSAMENTOS ESOTÉRICOS E VAGOS QUE SÃO GERALMENTE VERBALIZADOS NA FORMA DE CHUTES.

 

 

As funções dos Valores da empresa:

Eles regulamentam o relacionamento promovendo harmonia entre pessoas diferentes com princípios e valores que foram herdados desde sua infância. Os valores pessoais são imutáveis, formam a personalidade e portanto, quando entram em choque com outras pessoas com uma configuração diferente de valores, ocorre o conflito. Amplie essa tese pelo número de colaboradores na sua organização e imagine seu potencial atômico de destruição. 

lembre-se. você pode baixar gratuitamente todos os templates da brandME para montar seu próprio plano de negócios e tirar suas dúvidas pelo facebook. Clique aqui para fazer o download: http://www.brandme.com.br/download-template

Os valores da empresa ilustrados no quadro na página anterior, substituem os valores individuais e servem como um contrato a ser seguido pelos colaboradores. Quando bem disseminado, os valores da empresa criam uma identidade, uma personalidade que reflete na atitude do grupo e finalmente no cliente através da Marca. 

Uma vez definidos e publicados, os valores devem ser vivenciados continuamente através de reconhecimento e recompensa públicas. A premiação das práticas que reforçam cada um dos valores da empresa criam modelos e padrões que serão naturalmente seguidos por todos, promovendo uma ordem social e finalmente definindo sua cultura organizacional.

Nessa fase a empresa está pronta para definir seus objetivos gerais e comunicá-los por todos os níveis da organização como se fosse um contrato geral de trabalho. Veja exemplo abaixo:

OBJETIVOS

1. CRESCER FATURAMENTO - capilaridade e rentabilidade via múltiplos canais de vendas e segmentos de mercado

2. CONSTRUIR MARCA COM FUNDAMENTOS SÓLIDOS - cumprir a promessa declarada no posicionamento

3. MANTER A SATISFAÇÃO DO CLIENTE

4. CRIAR UM PORTFÓLIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS COMPREENSÍVEL E FLEXÍVEL - inovar e valorizar com consciência de custo

5. CONQUISTAR EXCELÊNCIA OPERACIONAL - objetivos, estratégias, táticas e métricas bem definidas e comunicadas

6. CONSTRUIR UMA ORGANIZAÇÃO TALENTOSA - skill compatível com o desafio, remunerada por performance e meritrocacia

7. SER RELEVANTE NAS AÇÕES SÓCIO AMBIENTAIS - relevância em ações de responsabilidade social e ambiental