2. Fundamentos 


A maioria das empresas falha em seus primeiros anos de vida principalmente por falta de um planejamento cuidadoso e detalhado, que deveria ser a etapa mais importante para o empreendedor decidir sobre o foco e a prioridade nos investimentos.

Qualquer empresa, seja uma iniciante - start ups - ou as existentes e que já sofrem os desafios naturais do mercado, devem estabelecer os fundamentos que servirão de alicerce para a perpetuação do negócio. Os fundamentos formam o ponto de partida para confecção dos objetivos e estratégias e são declarados na forma de visão, missão e valores.

Se você não sabe o que seu negócio vai virar no futuro, é muito provável que ele não vá para lugar nenhum. Não tem perigo de dar certo!

Independente da idade ou segmento de mercado que atuam, empresas enfrentam desafios complexos, porém, conceitualmente muito parecidos, que exigem sua reinvenção contínua na busca pela perpetuação num mundo de margens apertadas e quase nenhuma inovação.

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Surpreenda-se! 

Pergunte para seus gerentes seniores.  - Qual a missão da empresa ? - Pergunte também para para os gestores, colaboradores, líderes ou seja, todos os talentos que sua empresa não quer perder. Não se surpreenda se cada um lhe oferecer uma resposta completamente diferente. Se isso estiver acontecendo, os ingredientes para a miséria estão sobre a mesa. O desastre será eminente, é só uma questão de tempo. E nos dias de hoje, é uma questão de pouquíssimo tempo!

Um planejamento estratégico exige sincronismo entre cinco pontos: 

  1. a visão deve conectar-se a ...
  2. a missão que determina os ...
  3. os objetivos que definem o foco e as...
  4. as estratégias que priorizam...
  5. os projetos estratégicos. 

Não se arrisque a planejar muito além dos 3 ou 5 anos para não correr o risco de transformar-se numa espécie de "pai de santo" ou "mensageiro do inferno". Seja realista, factual, tendencioso e otimista.

Durante as fases de análise, estimule apenas argumentos baseados em fatos. Abomine pensamentos vagos verbalizados na forma de chutes.

Para onde eu vejo meu negócio progredindo?  - Responda essa pergunta e terá a Visão da empresa.

A Visão da empresa funciona como uma bússola que a norteia no decorrer dos anos. Por ser uma das primeiras e mais importantes etapas do planejamento estratégico, merece destaque e atenção dos líderes mais talentosos da empresa que devem dedicar seu tempo tomando cuidados especiais para amadurecê-la e finalmente torná-la significativa para toda a organização em todos os níveis hierárquicos.

Um dos benefícios da visão, que serve como um "mantra", é lembrar constantemente que a empresa deve vivenciar com frequência o ambiente competitivo que está inserida.

Como líder, assegure-se de que sua visão não conduza sua empresa para uma zona de altíssima concorrência sem ter a certeza que terá a sua disposição o arsenal correto para se defender no caso da rentabilidade do mercado em que atua simplesmente desaparecer. 

 - O que justifica a existência do meu negócio? - Quais atividades sua empresa vai desenvolver para ter sucesso? - Responda essas duas perguntas e terá a Missão da empresa.

Um formula poderia ser :

 [aumentar, reduzir, eliminar, prevenir ou melhorar] uma situação [condicional ou problema que deverá resolver]  [promovendo,  provendo ou através de] atividades ou programas específicos.  

Exemplos:  

  1. Facebook's is to give people the power to share and make the world more open and connected.
  2. Amazon be earth's most customer centric company; to build a place where people can come to find and discover anything they might want to buy online.
  3. Apple, bringing the best personal computing experience to students, educators, creative professionals and consumers around the world through its innovative hardware, software and Internet offerings.
  4. Google’s mission is to organize the world‘s information and make it universally accessible and useful.

Os valores são formados por um conjunto de crenças que se misturam com princípios e que juntos determinam o comportamento das empresas quando executam conforme sua missão.

Bem difundidos, os valores promovem a uniformidade na atitude dos funcionários da empresa, influenciam seu comportamento mercadológico com clientes, parceiros, fornecedores e comunidade, regulam conflitos, atraem talentos, garantem previsibilidade, que é traduzida na satisfação dos clientes, e finalmente exercem papel fundamental na manutenção da “essência da marca” durante seu processo contínuo e delicado de construção. 

O QUE SUCESSO SIGNIFICA PARA EMPRESA ? -  Crescer com rentabilidade criando diversidade nas fontes de receita e capilaridade na atuação em mercados e clientes. Cumprir de forma disciplinada as estratégias que determinarão o retorno combinado com acionistas. Gerenciar com governança que privilegie a previsibilidade e transparência.

Uma vez definidos e publicados, os valores devem ser principalmente vivenciados, recompensando publicamente aqueles colaboradores que dão o exemplo prático e, portanto, servem de modelo para toda a organização. Os valores impactam profundamente a empresa em suas várias dimensões, orientando e promovendo uma ordem social no sistema da empresa.

 

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