nori lucio

nori lucio

9. Qual a importância da definição das Estratégias no Planejamento Estratégico ?

 

"Sem estratégia, qualquer caminho serve. A estratégia é o único caminho para uma execução segura".

Vale ressaltar que quando é criado um ritmo de execução não há espaço para distrações e desculpas portanto, as "não escolhas estratégicas" são tão importantes quanto as escolhas. 

Para que seus líderes compreendam o valor do pensamento estratégico, antes de executar qualquer projeto, faça as seguintes perguntas:

  1. Com base na experiência do ano anterior, qual é o jogo que você quer jogar? No que você está pensando?

  2. Qual impacto que você espera?

  3. Como você ganha o jogo?

  4. Quais recursos precisa para ganhar o jogo?

  5. O que é preciso medir para garantir que está no caminho?

  6. O que teria que abandonar para lutar essa nova batalha?

Certifique-se que as estratégias estão agrupadas da seguinte forma conforme a contribuição que a análise SWOT proporcionou na fase de análise e diagnóstico.

 

Baixe gratuitamente os templates da brandME para montar seus planos de negócios.

CLIQUE AQUI para download

 

O [ * template acima ] organiza as estratégias em :

  1. Estratégias agressivas: quando uma força inquestionável da empresa está associada a uma oportunidade de mercado

  2. Estratégias de manutenção: quando uma ameaça de mercado coloca em risco uma força conquistada ao longo do tempo

  3. Estratégia de ajuste: quando uma oportunidade exige um investimento ou contratação de uma competência específica que a empresa não tem

  4. Estratégia de sobrevivência: quando uma ameaça de mercado está diretamente associada à uma fraqueza da empresa

 

attention sign 30px.png

Qual impacto da negligência sobre esse tema ?

Sua empresa se transformou numa empresa tarefeira, ela perdeu sua essência. 

Seus líderes não entendem [ o porque ] de estarem indo trabalhar todos os dias. Eles não estão construindo nada além de repetir sua tarefas rotineiras que lhes garantem o salário. Esse é um sintoma mortal que não tem tratamento sem a elaboração de um plano estratégico que toque seus corações ou seja, que encontre um propósito que reative a motivação e faça a empresa pulsar novamente. 

O brilho dos olhos de cada gestor que se propaga por toda a empresa afeta o clima organizacional".

Se você como diretor executivo acha que isso é uma frase romântica e não consegue ver acontecendo na sua empresa, está na hora de você humildemente sair e deixar profissionais apaixonados inspirarem seus pares e liderados.

Existem gestores e executivos com comportamento tóxicos. É fácil de identificá-los ! Levados pelo medo de suas competências não serem mais suficientes para manter seu status e reconhecimento, procrastinam decisões e criticam duramente seus líderes mais criativos.  É natural colocarem a culpa de erros em outros gestores subordinados e pares. 

Infelizmente para esse tipo de comportamento não há tratamento possível! A única solução é que um membro sênior do conselho de administração tenha a sensibilidade de perceber e afastar imediatamente esse gestor tóxico.

 

 


temas relacionados a [ planejamento estratégico ] que você pode ter interesse 

POSICIONAMENTO

Conquistar reconhecimento, preferência e convicção pela marca, só acontece com coerência e consistência em sua narrativa ao longo do tempo.

Análise de mercado

O mercado sempre dá sinais claros sobre oportunidades e desastres que poderão ser identificados quando monitorados de forma estruturada.

O PLANO FINANCEIRO

Não existe planejamento estratégico sem a orientação do orçamento detalhado para o ano fiscal. Ele determina o foco, as prioridades e o ritmo de execução do plano.

A MATRIZ SWOT

O auto conhecimento promovido pela aplicação da matriz SWOT auxilia na análise e diagnóstico. A ferramenta identifica quais as armas que a empresa possui para lutar suas batalhas no mercado. 

a função dos valores

Tem a função de harmonizar as relações internas e também orientam a conduta no trato com os clientes. Todo líder da empresa disseminá-los através de exemplos práticos no dia-a-dia. 

PLANO ESTRATÉGICO

O fundamento central passa por estabelecer um caminho: inicia na Visão, se desdobra pela Missão, Objetivos, Estratégias e finalmente Táticas com Métricas que monitoram seu progresso.

---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents