google-site-verification=ZAYy_6S81UFRmOJf3zlbO363im6u0-0wSTpKAr1TpXw

6. Gestão de Carteiras com RFV - Recência, Frequência e Valor

O time de vendas “carteirizado" - field sales - é definido principalmente pela carteira de clientes recorrentes, ou seja, que compram com determinada frequência. A principal responsabilidade desse time é, no inicio de cada mês, elaborar seu plano e monetizar sua meta de vendas conforme a lista de clientes-alvo que foram escolhidos para serem abordados. 

O plano de ataque segue um critério determinado pela sigla RFV.

[ R – recência ] que representa a última data de compra do cliente,

[ F - frequência ] que determina a periodicidade que o cliente compra, e

[ V - valor ] que segundo o histórico de compras, mostra o "ticket médio" que normalmente o cliente compra. Uma vez compreendido o conceito do RFV, o vendedor poderá aplicar as 3 estratégias:

 

Atacar a F – frequência. Aumentar ou garantir a frequência de compras. Para clientes que já compram frequentemente, o vendedor não pode perdê-lo para o concorrente - market share. Da mesma forma, se foi identificado que o cliente não é frequente, o vendedor deverá entender o processo de compra com o objetivo de oferecer argumentos e programas de vendas que o estimulem a comprar com maior frequência.

Atacar o R – recência. Chegar na frente do concorrente. O vendedor precisa saber quando, ou seja, a data aproximada que o cliente compra para se antecipar, se fazer presente. Oferecer programas de vendas específicos ( descontos, bundle, bônus, extensão de prazo de pagamento… ) para compras no mês. O vendedor tem a obrigação de chegar antes do concorrente!

Atacar o V – valor.  Aumentar a participação nas vendas - share of shelf. O cliente nunca compra exclusivamente da empresa. É de responsabilidade do vendedor:

  • Vender mais do mesmo produto - sell up - que o cliente está acostumado a comprar,

  • Vender outros produtos e serviços agregados ou correlatos - cross sell.

Personalização da abordagem. É obrigatório que o vendedor planeje sobre o que vai oferecer previamente ao contato com o cliente. Existem 3 tipos de clientes:

  1. Os que precisam de prazo para pagamento,

  2. Os que gostam de comprar à vista com um bom desconto, e

  3. Os que gostam de atenção, já que precisam do atendimento do vendedor para ajudá-los na composição do projeto, que poderá envolver serviços, ou simplesmente recompor seus estoques.

 

Gestão de Carteiras com RFV - Recência, Frequência e Valor - Planejamento Estratégico e Marketing

Planejamento. O "ataque" à carteira de clientes deverá, ser dividido por semana e também por dia. Diariamente e semanalmente o vendedor deverá saber o quanto da meta já cumpriu comparativamente a meta estabelecida para o mês. Se as vendas estão abaixo da meta, as intervenções contando com a ajuda do supervisor e gerente de vendas, deverão ser diárias. Não é tolerável o vendedor chegar no fim do mês e simplesmente informar que não bateu a meta: “A luta pela meta é diária!“.

 

O processo de abordagem para o time de vendas carteirizada - field sales, também segue seu ritual.

Vendedor – [ se não houver informalidade no trato com o cliente, siga pelo caminho da formalidade ] - “Bom dia Sr. João. Estou entrando em contato para entender como posso ajuda-lo para locação da obra “X" que segundo nossa última em conversa, em janeiro estaria, agora, na fase de locação, correto ?

Cliente – “Sim”

Vendedor – “Podemos elaborar uma proposta detalhada? O Sr. poderia me enviar fotos e/ou projeto?"

Vendedor – “Caso haja necessidade de visita técnica ou projeto de montagem, vou pedir para o Sr. um prazo de 3 dias entre a visita técnica e elaboração do projeto detalhado para quantificação de material e revisão da proposta caso necessário. É importante termos a avaliação da engenharia para não termos surpresas no momento da montagem. O Sr. concorda com o prazo de 3 dias?"

Cliente – “Sim” (Vendedor, proceder conforme processo para acesso ao time de pré-vendas.)

Cliente – “Não concordo com o prazo”

(Vendedor, submeta o caso para supervisão e verifique melhor prazo possível).

 


temas relacionados a [ vendas ] que você pode ter interesse

QUALIFICAÇÃO

Seu time de vendas "vende" ou é "comprado" pelos clientes? O vendedor precisa estar bem treinado e capacitado sobre os produtos e serviços oferecidos.

METAS E MÉTRICAS

Devem ser utilizadas para avaliar a evolução das estratégias e políticas, e permitir que os gestores façam as correções necessárias

Avaliar desempenho

Cada membro do time de vendas e seu o supervisor está submetido ao mesmos critérios de avaliação que influenciará na sua remuneração. 

O TIME DE VENDAS

Saiba mais sobre os três os tipos de time de vendas que devem ser contratados e gerenciados conforme suas características.

responsabilidade do gestor de vendas

Planejar seu dia conforme as tarefas que foram registradas no CRM, priorizar as propostas em negociação, entre outras. 

PROGRAMA DE VENDAS

São 3 os programas de vendas essenciais para a manutenção do crescimento das vendas, seja do fabricante, do distribuidor ou prestadoras de serviços.

---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents