nori lucio

nori lucio

13. Estratégia e Plano de Marketing & Comunicação. Como o Planejamento Estratégico orienta o marketing ?

 

"O engajamento com cada Persona via personalização da oferta de conteúdo relevante é o desafio a ser perseguido pelo marketing".

Construir e publicar sistematicamente conteúdos relevantes, especificamente conteúdos que geram conhecimento na fase de pesquisa ( fase que antecede a decisão de compra ) é a única forma de engajar seu público alvo, já que ainda estão pesquisando por soluções e alternativas sobre como resolverão determinado problema que se apresenta. 

Durante essa fase é essencial que sua Marca apareça e contribua como “expert" no processo de aprendizagem do cliente.

Os conteúdos patrocinados por sua empresa a tornam especialista no assunto gerando credibilidade que influência muito na hora da decisão de compra.

 

Baixe gratuitamente os templates da brandME para montar seus planos de negócios.

CLIQUE AQUI para download

 

Construa jornadas de marketing temáticas [ * template acima ] com objetivos específicos na busca pelo engajamento. 

Construir ( jamais comprar ) uma base de clientes que lhes deram permissão para enviar um email ou contato será fundamental para eficiência de futuras jornadas de marketing. Monitore a performance de cada jornada individualmente e documente as melhores práticas. 

Verificar se sua empresa já é considerada especialista é fácil - basta você pesquisar no Google pelas palavras chave que a representam. Sua empresa deverá aparecer nas primeiras páginas do resultado da busca orgânica. A indexação orgânica é uma batalha diária que só é vencida publicando sistematicamente conteúdos dez vezes melhores que de seus concorrentes. 

Pergunte ao seu gestor de marketing - O que é content marketing ? O que é profiling ? O que é marketing automation ? Quais as mensagens que interessam a nossas Personas ? Como está engajando sue programa de nutrição ?

Se ficar sem resposta objetiva, substitua seu time de marketing imediatamente sobre a risco de não cumprir a meta de vendas determinada pelo orçamento anual.  

“ Não existe mais a possibilidade das áreas de marketing e vendas não estarem integradas sob a mesma liderança. Contrate o líder correto !

 O time de vendas deverá exigir do marketing os MQLs, - marketing qualified leads - para transformá-los em SQLs - sales qualified leads.

 
 
 
attention sign 30px.png

Qual impacto da negligência sobre esse tema ?

Se sua área de marketing apenas publicar "posts" e enviar email marketing de “fundo de funil”, por exemplo, forçando a venda quando seus clientes ainda não estão prontos para efetivar a transação, o marketing que é tão essencial para o desempenho de vendas especificamente na geração do MQL - marketing qualified leads não vai funcionar. 

Nesse caso, o time de vendas estará sozinho nos desafios de dinamizar o funil de vendas em todas as suas fases: prospectar, engajar, qualificar até o momento da compra.

É usual observar o time de marketing criar programas de marketing exclusivamente com peças de comunicação forçando a venda ( fundo de funil ). É um ato de desespero gerado por sua inabilidade técnica. 

Não funciona! É o maior erro da empresa que ainda não entendeu que os fundamentos do marketing e comunicação sofreram uma transformação completa nos últimos 2 anos.

 


temas relacionados a [ planejamento estratégico ] que você pode ter interesse 

MAPA ESTRATÉGICO

É a fotografia que representa a síntese do planejamento estratégico. Ele contêm exclusivamente o que é essencial e seus indicadores - KPIs.  

A CONCORRÊNCIA

Monitorar os FCS que lhes foram atribuídos positivamente pelos clientes é a forma de estudar a concorrência, elaborar projetos estratégicos para alcançá-los, neutralizá-los e superá-los.

o PLANO FINANCEIRO

Não existe planejamento estratégico sem a orientação do orçamento detalhado para o ano fiscal. Ele determina o foco, as prioridades e o ritmo de execução do plano.

avaliação de desempenho

Sem estratégia, qualquer caminho serve. Ela é o único caminho para a execução segura. As "não escolhas estratégicas" são tão importantes quanto as escolhas. 

a função dos valores

Tem a função de harmonizar as relações internas e também orientam a conduta no trato com os clientes. Todo líder da empresa disseminá-los através de exemplos práticos no dia-a-dia. 

PLANO ESTRATÉGICO

O fundamento central passa por estabelecer um caminho: inicia na Visão, se desdobra pela Missão, Objetivos, Estratégias e finalmente Táticas com Métricas que monitoram seu progresso.


---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents