nori lucio

nori lucio

11. Como o Planejamento Estratégico impacta na Construção da Marca ?

 

Ao longo do processo contínuo de nutrição gerado por campanhas integradas de vendas e marketing, que transformam prospects em leads qualificados... em clientes formando o funil de vendas, na maioria das vezes o cliente ainda não estará pronto para compra na primeira abordagem. Nessa fase, o cliente ainda está usando o conteúdo gerado por sua empresa para estudar alternativas sobre como resolver determinado problema. 

Uma hora o cliente estará pronto e decidido. Nesse exato momento a Marca entra em ação e deverá aparecer na cabeça do cliente espontaneamente e imediatamente. É o chamado short list.

“ O principal objetivo do Planejamento Estratégico é construir uma marca que vende. A marca é o principal ativo de uma empresa.

Baixe gratuitamente os templates da brandME para montar seus planos de negócios.

CLIQUE AQUI para download

No processo de venda da empresa, especificamente para a  avaliação - valuation -  a Marca representa o ágio que entra na equação do preço na forma dos chamados “múltiplos de ebitda”.

É um marcador de precificação da empresa classificado como tangível já que tanto o vendedor quanto o comprador da empresa reconhecem que sua marca está no short list dos clientes quando decidem comprar um produto ou contratar um serviço. 

A construção da marca nunca deverá ser delegada. É uma responsabilidade exclusiva do diretor executivo da empresa que deverá dedicar-se à sua construção, investindo e cobrando resultados na forma de reconhecimento espontâneo, preferência e quem sabe um dia, até convicção como no template ao lado. 


O diretor executivo que não tem na sua agenda tempo dedicado para construção da marca, não deverá ficar à frente da sua empresa por negligenciar seu maior ativo.

Diretores pouco preparados entendem investimentos na marca como despesas já que não conseguem mensurar a importância da marca ao longo da construção de um empreedimento que poderá valer milhões. Se esse é o caso da sua empresa, livre-se do diretor imediatamente ! 

 

attention sign 30px.png

Qual impacto da negligência sobre esse tema ?

Se o cliente não lembra da marca, o telefone não vai tocar. Sua área de marketing deve responder sobre em que posição - ranking - sua marca aparece de forma espontânea na cabeça de seus clientes.

Se não souber responder, substitua sua área de marketing por uma consultoria especializada, que além de mais eficiente, é inúmeras vezes mais barata. Não confunda contratar uma consultoria de marca com "refazer seu logotipo".

 


temas relacionados a [ planejamento estratégico ] que você pode ter interesse 

OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Identificar e monitorar os FCS pela perspectiva do cliente é quase um exercício de humildade para gestores que julgam saber tudo sobre eles.

O PLANO DE VENDAS

A gestão de vendas é uma disciplina formal, portanto, é fácil bater a meta se o gestor está profissionalmente atualizado com processos, técnicas e tecnologias. 

Análise de mercado

O mercado sempre dá sinais claros sobre oportunidades e desastres que poderão ser identificados quando monitorados de forma estruturada.

PLANO ESTRATÉGICO

O fundamento central passa por estabelecer um caminho: inicia na Visão, se desdobra pela Missão, Objetivos, Estratégias e finalmente Táticas com Métricas que monitoram seu progresso.

A FUNÇÃO DOS VALORES

Tem a função de harmonizar as relações internas orientam a conduta no trato com os clientes. Todo líder da empresa deve disseminá-los através de exemplos práticos

O PLANO FINANCEIRO

Não existe planejamento estratégico sem a orientação do orçamento detalhado para o ano fiscal. Ele determina o foco, as prioridades e o ritmo de execução do plano.

---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents Marketing Automation - Mailchimp