nori lucio

nori lucio

7. As fontes de financiamento para Capital de Giro e para Projetos Estratégicos

 

Todo empréstimo de dinheiro novo nunca, em hipótese alguma, deverá ser usado para limpar sujeira ou tapar buraco do passado. Quando isso acontece, a empresa entra instantaneamente em estado de insolvência que é uma doença crônica e degenerativa e que a leva invariavelmente a morte. 

Diferente do que pensa a maioria dos gestores inexperientes, o banco é seu parceiro. O fato de cobrar juros é porque sua finalidade é emprestar dinheiro. Se os juros cobrados pelos bancos são altos é porque sua empresa oferece riscos ou garantias sem liquidez.  

Se os juros cobrados são muito altos é por que sua empresa não planejou seu capital de giro e está recorrendo ao banco com urgência do tipo - "preciso do dinheiro para amanhã”.  

O fato é que o dinheiro que o banco empresta quando aplicados em projetos estratégicos que impactam o ebitda, diminuem, e não…aumentam o nível de endividamento da empresa. Bancos devem ser usados até porque o juros cobrados pelos bancos normalmente são significativamente inferiores aos cobrados por sócios. 

Existem várias linhas de crédito que o banco pode oferecer e se for de forma planejada, terá a oportunidade de fazer uma boa negociação. Alguns exemplos.  

  1. Linha de descontos de duplicatas garantidos pela carteira de duplicatas. Alguns bancos oferecem o dobro do garantido em duplicatas. 
  2. Linha de descontos garantidos por contratos. Essa modalidade é mais difícil já que exige a mudança do domicilio bancário para o banco que receberá o dinheiro do seu cliente. Alguns clientes não aceitam mudar o domicilio bancário portanto, antes de oferecer o contrato, consulte seu cliente.   
  3. Linhas de empréstimos garantidas por bens com liquidez. Pode ser uma aplicação financeira ou um imóvel. Alguns bancos aceitam maquinário e estoque. 
  4. Linhas para importação. Depende do banco,  pagará todos os custos da importação, incluindo as despesas de desembaraço aduaneiro. A empresa devolve o adiantamento em 180 dias prorrogáveis até 360, ou seja, a empresa terá tempo para trazer o produto importado, beneficiá-lo, vender e receber antes de quitar sua dívida que quase sempre é renovada automaticamente.
  5. Linhas para exportação que são antecipações de recursos para empresas exportadoras. O banco poderá oferecer o recurso com base no contrato de exportação ou então adiantar o recurso logo após o comprovante de embarque. 
  6. Factoring. Possui taxas de juros atrativas. Empresas que já consumiram suas linhas de créditos e precisam estendê-las utilizam essa fonte. Não tem burocracia é rápido e fácil de operar.  
  7. Pessoa física. Empresas nacionais, familiares, podem contar com amigos e parentes que desejam e tem disponibilidade para emprestar dinheiro. Os juros são baixos para a empresa e atraentes para o credor parente que não entende que deve cobrar uma taxa pelo risco, ou seja, apenas quer uma taxa superior a da aplicação bancária. 
  8. BNDES que oferece vários tipos de linhas de crédito com juros subsidiado, ou não, pelo governo.
  9. Outras linhas especificas que financiam inovação desde a fase de pesquisa e concepção do projeto. Essas linhas oferecem carência no pagamento e prazos enormes para quitação do empréstimo com juros muito baixos. 

 

Apesar da parceria, o banco vai cobrar cada centavo que emprestou com os juros que foram contratados.

A quebra da parceria com o banco por inadimplência, leva o banco a mudar de atitude e passa a recolher o dinheiro que foi emprestado para sua empresa - “run off” - também corta as linhas de crédito deixando a empresa linhas de crédito e morre por asfixia.

A negociação com banco motivada pela inadimplência sempre é complicada. O não pagamento, além da notificação interbancária, também gera apontamentos em órgãos de proteção de crédito tornando pública a situação de fragilidade da empresa. Os apontamentos geram um efeito imediato e desastroso, impedindo que a empresa consiga crédito em outras as instituições financeiras e também em fornecedores. 

Efeito parecido também ocorre com os débitos tributários. Muitas empresas exigem certidões de quitação de impostos para pagar suas obrigações. Se sua empresa está negativada, não recebe. 

Nesse caso, mesmo que consiga crédito em fontes alternativas, os juros cobrados são altíssimos, mas não injustos, porque serão proporcionais aos riscos de liquidez que sua empresa oferece no momento

Constrangimento no fluxo de caixa por falta de gestão diária deveria, automaticamente, causar a demissão por justa causa do gestor financeiro. O constrangimento do fluxo de caixa gera pânico e urgência seguida de correria ao(s) banco(s) para conseguir crédito novo para pagar dívida. 

Os bancos adoram gestores financeiro incompetentes porque pagam altas taxas de juros e ainda são “forçados” a comprar vários produtos bancários como seguros, previdência privada por exemplo que ajudam a cumprir a quota do gerente da conta.

 


temas relacionados a [ gestão financeira ] que você pode ter interesse 

O plano de vendas

A gestão de vendas é uma disciplina formal, portanto, é fácil bater a meta se o gestor está profissionalmente atualizado com processos, técnicas e tecnologias. 

POSICIONAMENTO

Conquistar reconhecimento, preferência e convicção pela marca, só acontece com coerência e consistência em sua narrativa ao longo do tempo.

Análise de mercado

O mercado sempre dá sinais claros sobre oportunidades e desastres que poderão ser identificados quando monitorados de forma estruturada.

A função dos valores

Tem a função de harmonizar as relações internas e também orientam a conduta no trato com os clientes. Todo líder da empresa disseminá-los através de exemplos práticos no dia-a-dia. 

A MATRIZ SWOT

O conhecimento promovido pela aplicação da matriz SWOT auxilia na análise e diagnóstico. A ferramenta identifica quais as armas que a empresa possui para lutar suas batalhas no mercado. 

OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Identificar e monitorar os FCS pela perspectiva do cliente é quase um exercício de humildade para gestores que julgam saber tudo sobre eles.

---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents