nori lucio

nori lucio

12. Por que o Capital de Giro representa a principal causa de morte de empresas ?

 

Calcular a exigência de capital de giro para financiar a operação, que foi desenhada estrategicamente e projetada financeiramente pelo orçamento anual, é um exercício obrigatório e de responsabilidade exclusiva do gestor financeiro. 

No médio prazo, invariavelmente, empresas morrem por falta de planejamento estratégico e definitivamente, no curto prazo, morrem pela combinação entre cálculo errado do capital de giro somado com negligência de gestão de fluxo de caixa. 

Ainda na etapa de planejamento estratégico, a empresa deverá saber antecipadamente e detalhadamente sobre: 

  1. A exigência de capital giro para financiar a operação. 
  2. Prospectar fontes de captação de recursos financeiros que poderão ser através dos sócios ou de terceiros. 

A negligência sobre este tema transforma o dinheiro que foi captado e reservado exclusivamente para o capital de giro em dívida. A morte por insolvência é inevitável e irreversível !   

A gestão da tesouraria, que exerce o controle sobre as contas a pagar e receber, é essencial para eliminar qualquer “buraco” ou frustração no fluxo de caixa. A gestão diária permite compatibilizar pagamento e recebimentos conforme o balanço diário entre receitas e despesas mantendo assim o uso do capital de giro sempre otimizada e sob controle.  

A gestão do capital de giro e fluxo de caixa exige disciplina e austeridade. Na prática as projeções devem ir além dos 30 dias, ou seja, 60 e 90 dias para garantir que não haverá nenhuma surpresa que não esteja mapeada ou provisionada portanto o gestor deverá garantir 100% de assertividade. 

Os “buracos” que aparecerão nas projeções deverão ser notificados preventivamente para o time de gestão. Eles podem aparecer por vários motivos : 

  1. Vendas não está performando conforme orçamento.
  2. Diretor executivo está gerando despesas não provisionadas.
  3. Pagamento de investimentos ou projetos estratégicos estão consumindo o capital que era exclusivamente para fluxo de caixa.   

Especificamente sobre o item 3, para os investimentos em ativos e projeto estratégicos que se transformam em despesas ao longo do processo de execução, as linhas de créditos utilizadas deverão ser diferentes das utilizadas para capital de giro. Nunca confunda e nem misture as fontes de financiamento para capital de giro e para investimentos em ativos. 

Para certificar-se que sua empresa tem gestão sobre fluxo de caixa, pergunte para seu gestor financeiro sobre a previsão para 30 / 60 / 90 dias. 

Também verifique se a geração de caixa que foi planejada pelo orçamento aparece no saldo de caixa ao longo dos meses. O capital de giro desaparece momentaneamente ao longo do mês, mas deverá retornar somado com o lucro da operação portanto, o que foi planejado, mais cedo ou mais tarde no ano, deverá aparecer no radar ( como recebível ) mesmo que ainda não tenha se materializado. 

O gestor financeiro é o guardião do ebitda. Se ele não souber onde está seu dinheiro, livre-se dele imediatamente antes que ele quebre sua empresa.

 


temas relacionados a [ gestão financeira ] que você pode ter interesse 

O plano de vendas

A gestão de vendas é uma disciplina formal, portanto, é fácil bater a meta se o gestor está profissionalmente atualizado com processos, técnicas e tecnologias. 

POSICIONAMENTO

Conquistar reconhecimento, preferência e convicção pela marca, só acontece com coerência e consistência em sua narrativa ao longo do tempo.

Análise de mercado

O mercado sempre dá sinais claros sobre oportunidades e desastres que poderão ser identificados quando monitorados de forma estruturada.

A função dos valores

Tem a função de harmonizar as relações internas e também orientam a conduta no trato com os clientes. Todo líder da empresa disseminá-los através de exemplos práticos no dia-a-dia. 

A MATRIZ SWOT

O conhecimento promovido pela aplicação da matriz SWOT auxilia na análise e diagnóstico. A ferramenta identifica quais as armas que a empresa possui para lutar suas batalhas no mercado. 

OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Identificar e monitorar os FCS pela perspectiva do cliente é quase um exercício de humildade para gestores que julgam saber tudo sobre eles.

---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents