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Plano de Marketing

[ MARKETING 4/9 ] Nutrição de leads. Crie jornadas segmentadas. São 3 os tipos de jornadas.

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O que determina o sucesso da campanha, além de um conceito criativo concebido de forma compreensível, é um plano de comunicação com alta afinidade.

Ele deve impactar o cliente através de um mix de comunicação elaborado com precisão, ou seja, que promova a sensação que a campanha está presente em todos os lugares, cercando o cliente por onde ele passa.  

Por exemplo: O plano de comunicação deverá mapear as os veículos que apresentam a melhor possibilidade de promover o impacto nos “pontos de contato” com o cliente.

  1. Acorda pela manhã e liga o rádio na estação de notícias

  2. Dirige até o trabalho ouvindo rádio, numa via com muitos estímulos visuais (outdoors e mobiliário urbano)

  3. Chega ao trabalho e acessa sites de notícias, esportes, carro, saúde, etc

  4. Lê seu jornal preferido

  5. Via smartphone, dá uma passada pelas redes sociais pessoais e profissionais (facebook, Instagram e LinkedIn)

  6. Acessa aplicativos específicos via smartphone

  7. Dá uma olhada na sua revista semanal e mensal. Algumas já são digitais

  8. Checa seu email

  9. Abre sua correspondência com várias malas diretas de diferentes empresas

  10. Volta do trabalho pela mesma via (mobiliário urbano), só que agora ouve música (rádio)

  11. Chega em casa, liga TV para ver o jornal e assistir novela ( merchandising )

  12. Depois da novela, assiste seu programa preferido na TV a cabo

  13. se sobrar tempo, ainda vai ao cinema

Qual o nível de interação que sua campanha quer proporcionar ao impactar o público alvo – above the line, below the line ? Sua campanha pode falar com seus clientes de três formas:

( 1 : 1 ) quando a venda é técnica e consultiva. Exige a presença de um gestor de vendas bem preparado, que muitas vezes é engenheiro, advogado, ou médico. 

( 1 : poucos ) quando a venda é feita para uma audiência específica. Normalmente se concentram em congressos e eventos específicos, com interesses idem. Formam uma audiência bem especializada e educada, portanto, a relevância do conteúdo que será oferecido deverá ser impecável.

( 1 : muitos ) quando a venda é feita em massa. Produtos de consumo, higiene e limpeza, por exemplo. Podem ser utilizados formatos especiais como merchandising em novelas ou ainda utilizar-se de uma personalidade ou personagem que empresta sua imagem e credibilidade.

Quais critérios a empresa deseja utilizar como metas para calcular ROMI – Return on Marketing Investment ? O sucesso da campanha deve ser medido pelo reconhecimento da marca e, ao mesmo tempo, pelo impacto nas vendas.

O retorno sobre investimento de uma boa campanha é medido pelo nível de reconhecimento espontâneo – awareness – da sua Marca. No caso de uma campanha com foco em vendas, pela conversão em vendas.

Nunca substitua conhecimento por opinião. Conduza pesquisas para saber se realmente os investimentos na campanha estão trazendo o resultado esperado. Conduzir uma pesquisa não significa exclusivamente contratar um instituto de pesquisa e investir dinheiro – fazer com que o gerente de marketing vá para a rua conhecer e conversar com os clientes já é uma excelente iniciativa.   

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[ MARKETING 1/9 ] O que é Estratégia de Marketing ? Qual a diferença entre Marketing e Táticas de Comunicação ?

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O principal conceito a ser compreendido é nunca confundir estratégias de marketing com táticas de comunicação.

A estratégia de marketing está diretamente associada ao posicionamento da empresa que se fixa na memória do cliente através dos produtos e serviços que atendem suas demandas.

O plano de comunicação é o passo seguinte. Após estudar e compreender o comportamento de compra do cliente, agrupa-se um conjunto de ferramentas e mídias formando um plano de comunicação. Este plano como objetivo propagar as mensagens para seu(s) público(s) através de um conceito criativo eficiente, que facilita a compreensão da mensagem e finalmente estimula a compra.

As estratégias e ferramentas de marketing e comunicação vem se sofisticando dia a dia na busca pela personalização e engajamento com o cliente.

A antiga tática de empurrar o produto ou serviço para os clientes – push & pull – através de conceito criativo aspiracional com distribuição via plano de mídia massificada já não funciona mais.  

Anúncios e propagandas tradicionais criados por agências vem sendo substituídos por um acervo de conteúdos relevantes, ou seja, conteúdos que geram conhecimento de forma simples e sintetizada criados e assinados por especialistas que emprestam sua credibilidade para a Marca. 

O cliente, seja uma pessoa ou uma empresa, antes de comprar um produto ou contratar um serviço, pesquisa por credenciais, referências e testemunhais de clientes, o que justifica o engajamento pelo conteúdo relevante e a personalização das companhas de marketing e comunicação.  

O cliente tem o controle sobre a informação que deseja receber personalizando, segmentando e regionalizando seus canais de comunicação. São leais às suas fontes de pesquisa: portais específicos, luminaires, blogs e redes sociais específicas.

Os veículos de comunicação para sobreviver vem se adaptando e reinventando para oferecer produtos que oferecem performance na forma de geração de leads qualificados. A análise de retorno sobre investimento da mídia está relacionada na sua capacidade de gerar leads ou MQL - Marketing Qualified Leads.

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[ ebook O PLANO DE MARKETING & COMUNICAÇÃO ] O que é estratégia de marketing ? - Como criar programas para transformar prospects em leads

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O principal conceito a ser compreendido é nunca confundir estratégias de marketing com táticas de comunicação.

As estratégias e ferramentas de marketing e comunicação vem se sofisticando dia a dia na busca pela personalização, através do engajamento com o cliente pela oferta de conteúdo relevante, ou seja, aquele que gera conhecimento.

Saiba como criar campanhas eficientes para: conquistar novos clientes, reter clientes existentes, aumentar participação de mercado, conquistar novos segmentos de mercados e desenvolver novos canais de vendas.

  1. O que é Estratégia de Marketing ? Qual a diferença entre estratégias de marketing e táticas de comunicação ?

  2. Escolha a estratégia correta - São 5 as estratégias possíveis.

  3. Entenda porque marketing de conteúdo é o único caminho para o engajamento com seu público. Como o conteúdo influencia em cada etapa do funil de vendas ?

  4. Crie jornadas segmentadas. São 3 as naturezas das campanhas.

  5. Defina - profiling - as diferentes personas.

  6. Identifique os fatores críticos de sucesso de cada persona.

  7. Crie um plano de comunicação abrangente, execute de forma personalizada com frequência eficiente.

  8. Defina o escopo do plano de comunicação – Mapeie os pontos de contato com a persona.

  9. Execute suas jornadas de forma automatizada - marketing automation.

  10. Crie Inteligência em marketing, monitore os resultados, faça intervenções e documente as melhores práticas que geram vendas.

Cansado de montar suas Campanhas de Marketing manualmente? Execute suas jornadas de forma automatizada

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Cada campanha representa um conjunto de  jornadas por isso monitore os resultados de forma sistêmica e principalmente documente as melhores práticas, ou seja, as táticas que se mostram mais eficientes e que devem ser replicadas.

Sempre execute as jornadas de forma automatizadas. Existem diversas plataformas de – marketing automation – como por exemplo RD Station e Hubstpot que promovem o engajamento e personalização através de múltiplos canais. 

Para o processo editorial que orienta a criação do conteúdo opte por aqueles que geram conhecimento ao invés de copy & paste de textos de Google. Sempre que possível contrate um especialista – luminares – para escrever e assinar um texto. Se o especialista se mostrar disponível, transforme o conteúdo em vídeo *live.  

Diferente do site que representa sua presença na web, considere a criação de um blog como repositório organizado de todo seu conteúdo. As táticas de indexação orgânica do Google levam em consideração a dinâmica do conteúdo publicado. 

Quanto melhor indexado – SEO Search Engine Optimization – mais a empresa aparece, organicamente, de forma relevante nas pesquisas reduzindo investimentos em palavras chave – AdWords,  ao mesmo tempo que aumentam a visitação do blog, também geram leads qualificados.

Para o processo de venda, enquanto o cliente ainda não estiver pronto para comprar, a tarefa de nutrição ( sempre via conteúdo ) constante, cuidadosa e sistêmica é essencial para manutenção da marca na cabeça do cliente – short list. O cliente deverá lembrar da sua marca instantaneamente quando aparecer a necessidade de compra do produto ou serviço.

Ao longo do tempo, vale a pena monitorar e registrar as ações que melhor representaram retorno em vendas

Criar inteligência em marketing e comunicação é fundamental para empreender o budget destinado as jornadas – go to market. Tão importante quanto uma criação intuitiva que traduz a mensagem de forma compreensível para o cliente são as táticas de CTA – Call to Action e CRO – Otimização da Conversão em Vendas. 

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O principal conceito a ser compreendido é nunca confundir estratégias de marketing com táticas de comunicação.

As estratégias e ferramentas de marketing e comunicação vem se sofisticando dia a dia na busca pela personalização, através do engajamento com o cliente pela oferta de conteúdo relevante, ou seja, aquele que gera conhecimento.

Saiba como criar campanhas eficientes para: conquistar novos clientes, reter clientes existentes, aumentar participação de mercado, conquistar novos segmentos de mercados e desenvolver novos canais de vendas.

  1. O que é Estratégia de Marketing ? Qual a diferença entre estratégias de marketing e táticas de comunicação ?

  2. Escolha a estratégia de marketing correta - São 5 as estratégias possíveis.

  3. Entenda porque marketing de conteúdo é o único caminho para o engajamento com seu público. Como o conteúdo influencia em cada etapa do funil de vendas ?

  4. Crie jornadas segmentadas. São 3 as naturezas das campanhas.

  5. Defina - profiling - as diferentes personas.

  6. Identifique os fatores críticos de sucesso de cada persona.

  7. Crie um plano de comunicação abrangente, execute de forma personalizada com frequência eficiente.

  8. Defina o escopo do plano de comunicação – Mapeie os pontos de contato com a persona.

  9. Execute suas jornadas de forma automatizada - marketing automation.

  10. Crie Inteligência em marketing, monitore os resultados, faça intervenções e documente as melhores práticas que geram vendas.

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