google-site-verification=ZAYy_6S81UFRmOJf3zlbO363im6u0-0wSTpKAr1TpXw

O que significa ser líder ?

O líder é o protagonista, o exemplo a ser seguido. Sua atitude é copiada pela organização, garantindo a propagação dos valores da empresa e dos fundamentos estratégicos.

Sua atitude é copiada pela organização, garantindo a propagação dos valores da empresa e dos fundamentos estratégicos. É uma referência para:

  1. Reforçar a visão e missão da empresa.Todos devem entender o propósito de virem trabalhar todos os dias. 

  2. Paixão, que faz os olhos brilharem e mantém a “faca entre os dentes”. Relembra que o salário é um prêmio pelo desempenho e não uma obrigação da empresa.

  3. Garantir a disciplina nas estratégias, táticas e métricas. Estabelecer um caminho e uma marcha é essencial. Sem um caminho bem definido, qualquer caminho servirá.  

A execução das estratégias só criam valor para a empresa se as táticas correspondentes forem bem conceituadas, articuladas, consensualizadas e principalmente executadas com previsibilidade, austeridade e sem moleza nem “desculpismos”. 

A construção de um time de lideres é uma cultura e não um projeto pontual. Não se cria líderes do dia para noite.

CLIQUE AQUI e leia artigo completo.

Qual a função do Mapa Estratégico no Planejamento Estratégico ?

O mapa estratégico é a fotografia que representa a síntese do planejamento estratégico. O Mapa contêm exclusivamente o que é essencial e seus indicadores - Fatores Críticos de Sucesso > KPIs - estabelecem uma relação de dependência que ilustra o efeito em cascata caso ocorra qualquer ruptura.

É organizado observando quatro perspectivas que tornam o plano simplesmente infalível! São elas:

  1. Perspectiva financeira. Sem orçamento nem comece seu planejamento estratégico.Toda empresa está subordinada ao orçamento para o ano fiscal que se inicia

  2. Perspectiva do cliente. Satisfação do cliente impacta a marca, por isso não é uma métrica, mas sim uma obsessão

  3. Perspectiva dos processo internos. Não existe gestor ou gerente sem processos bem definidos e automatizados. 100% dos seus processos devem estar automatizados por um ERP. Assegure que seus processos nunca fiquem desatualizados, implementando uma certificação como ISO, por exemplo

  4. Perspectiva da organização. Seus talentos individuais devem saber como se comportar em grupo. Um acordo de metas com métricas estabelece a regra do jogo promovendo harmonia e sinergia que se transforma em produtividade

 

Qual impacto da negligência sobre esse tema ?

Não existe planejamento estratégico sem o mapa estratégico. Não existem líderes sem o mapa estratégico.

Guiados pelo mapa estratégico, os líderes são os responsáveis pelo desdobramento em atividades e principalmente o engajamento entre times multidisciplinares que gera o ritmo de execução.

CLIQUE AQUI e leia artigo completo.


Marketing de Conteúdo - o único caminho para engajamento com seu público

Criar uma estratégia de marketing de conteúdo - content marketing - significa na prática, determinar a narrativa da marca no seu processo continuo de expansão. 

Nunca confunda uma estratégia de marketing de conteúdo elaborada especificamente para uma determinada persona com táticas aleatórias e assíncronas de comunicação do tipo “postar" no facebook, Instagram e blogs.

Não é uma boa decisão terceirizar sua estratégia central de marketing para: 

  1. Agências ou profissionais liberais que criam posts e banners

  2. Profissionais desatualizados e mal preparados. O marketing vem sofrendo mudanças profundas no conceito e na sistemática de execução de programas e jornadas

  3. Profissionais ainda em fase desenvolvimento profissional

Identificado o público alvo - persona - a fase de planejamento do editorial deverá focar exclusivamente nas áreas de interesse previamente identificadas. O conteúdo, além da qualidade impecável, sempre que possível deverá ser assinado por um especialista - luminaire. 

O conjunto dos conteúdos desenvolvidos sobre o editorial planejado para o mês deverá esclarecer as dúvidas das personas de forma factual. A síntese também é essencial para que o conteúdo seja consumido de forma ativa, por exemplo, “10 passos para construção de um planejamento estratégico eficaz.”. 

Quanto ao formato que será utilizado para comunicar o conteúdo, existem dois: 

  • Conteúdo ativo - Quando não há distração. Um texto, por exemplo, exige que a persona leia e interprete. 

  • Conteúdo passivo - Um vídeo ou áudio permite que a persona faça algo simultaneamente. Ou seja, alguma outra coisa concorre com a absorção e interpretação. Por exemplo, ouvir um áudio no carro enquanto dirige. 

CLIQUE AQUI e leia artigo completo.

Estratégia e Plano de Marketing & Comunicação. Como o Planejamento Estratégico orienta o marketing ?

"O engajamento com cada Persona via personalização da oferta de conteúdo relevante é o desafio a ser perseguido pelo marketing".

Construir e publicar sistematicamente conteúdos relevantes, especificamente conteúdos que geram conhecimento na fase de pesquisa ( fase que antecede a decisão de compra ) é a única forma de engajar seu público alvo, já que ainda estão pesquisando por soluções e alternativas sobre como resolverão determinado problema que se apresenta. 

Durante essa fase é essencial que sua Marca apareça e contribua como “expert" no processo de aprendizagem do cliente.

Os conteúdos patrocinados por sua empresa a tornam especialista no assunto gerando credibilidade que influência muito na hora da decisão de compra.

Construir ( jamais comprar ) uma base de clientes que lhes deram permissão para enviar um email ou contato será fundamental para eficiência de futuras jornadas de marketing. Monitore a performance de cada jornada individualmente e documente as melhores práticas. 

Verificar se sua empresa já é considerada especialista é fácil - basta você pesquisar no Google pelas palavras chave que a representam. Sua empresa deverá aparecer nas primeiras páginas do resultado da busca orgânica. A indexação orgânica é uma batalha diária que só é vencida publicando sistematicamente conteúdos dez vezes melhores que de seus concorrentes. 

CLIQUE AQUI e leia artigo completo.

A Estratégia e o Plano de Vendas - Por que o Planejamento Estratégico é o que define as metas de vendas ?

O principal indicador para monitorar se o planejamento estratégico está sendo eficaz é o orçamento que foi pensado e definido para o ano fiscal. No orçamento estão identificadas todas as diferentes fontes de receitas que somadas geram o faturamento geral da empresa.

A partir das projeções, mês a mês, sobre cada fonte de receita, os diferentes times de vendas deverão se organizar para alcançarem suas respectivas metas que podem ser de prospecção de novos negócios e mercados, ou de conversão de oportunidades qualificadas. 

Vendas exige previsibilidade".

A gestão de vendas é uma disciplina formal, portanto, é fácil bater a meta se o gestor está profissionalmente atualizado com processos, técnicas e tecnologias. 

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

CLIQUE AQUI e leia artigo completo.

---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents