Como o Planejamento Estratégico atua para neutralizar a corrosão do portfólio causada pelo ciclo natural dos produtos e serviços ?

Uma vez estabelecida a visão, o - roadmap de produtos e serviços deverá ser construído de forma coerente.

Se a visão aponta para onde seu negócio está evoluindo, sua oferta de produtos e serviços devem seguir obrigatoriamente alinhada com a visão. 

Todos os investimentos designados para criação de novas competências ou contratação de mais capacidade produtiva deverão obrigatoriamente corresponder a construção da visão da empresa.

A combinação entre pessoas, processos e tecnologia é essencial na construção do futuro da empresa.

“ Não existe futuro sem inovação. Não existe inovação sem aplicação tecnológica". 

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O Planejamento Estratégico é essencial para o Posicionamento da empresa ?

O planejamento estratégico também monitora a trajetória por onde flui o dinheiro - revenue stream - do segmento de mercado que sua empresa participa. 

Uma vez que o conjunto de dores, frustrações e sonhos dos clientes estejam devidamente mapeadas, devem ser organizadas em mensagens objetivas.

Uma vez testada a eficiência das mensagens através de pesquisa, comunique-as de forma abrangente e frequente principalmente na fase em que o cliente pesquisa por soluções ou seja, antes de tomar a decisão de aquisição ou contratação. 

 "Nutra de forma sistêmica seu público alvo oferecendo conteúdo relevante, ou seja, aquele que gera conhecimento". 

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Mapear e neutralizar a concorrência deve fazer parte do Planejamento Estratégico ?

Conhecer o concorrente apenas pelo nome demonstra falta de conhecimento do negócio, além de não ter nenhuma serventia prática na batalha diária pela competitividade. 

Monitorar os fatores críticos de sucesso que lhes foram atribuídos positivamente por seus clientes é a forma correta de estudar a concorrência.

O diretor executivo tem como responsabilidade elaborar projetos estratégicos para alcançá-los, neutralizá-los e principalmente superá-los.

É de responsabilidade exclusiva do diretor executivo observar seus concorrentes através dessa perspectiva e agir.

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Como o Planejamento Estratégico antecipa cenários de oportunidades ou desastres ?

Analisar e monitorar o ambiente de mercado deve ser uma prática constante. Além de estarem atentos, devem compartilhar suas informações e opiniões. O líder que fala “deu merda...” deve ser afastado de suas responsabilidades imediatamente. 

“ O líder tem como responsabilidade antecipar-se".

O líder é aquele que além de alertar e dizer que “vai dar merda...”. Ele traça cenários, cria planos de contingências e propõe alternativas e recomendações. 

O mercado sempre dá sinais claros sobre oportunidades e desastres que poderão ser identificados quando monitorados de forma estruturada.

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Por que identificar os Fatores Críticos de Sucesso pela perspectiva do cliente torna o Planejamento Estratégico mais assertivo ?

Identificar e monitorar os Fatores Críticos de Sucesso pela perspectiva do cliente é quase um exercício de humildade para gestores que julgam saber tudo sobre seus clientes. 

"A obrigação da empresa vai além de atender os clientes, deverá principalmente surpreendê-los constantemente." 

Como suas dores, frustrações e sonhos mudam conforme a dinâmica natural do mercado e novas sofisticações das tecnologias aplicadas ao negócio, há a necessidade de monitoramento sistêmico dos FCS para adequação das mensagens de posicionamento.  O refinamento das estratégias e do planejamento estratégico é um exercício contínuo. 

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