1. As Estratégias de Marketing


CONCEITO

O principal conceito a ser compreendido é nunca confundir estratégias de marketing com táticas de comunicação.

A estratégia de marketing está diretamente associada ao posicionamento da empresa que se fixa na memória do cliente através dos produtos e serviços que atendem suas demandas.

O plano de comunicação é o passo seguinte. Após estudar e compreender o comportamento de compra do cliente, agrupa-se um conjunto de ferramentas e mídias formando um plano de comunicação, que tem como objetivo propagar as mensagens para seu(s) público(s) através de um conceito criativo eficiente, que facilita a compreensão da mensagem e finalmente estimule a compra.

As estratégias e ferramentas de marketing e comunicação vem se sofisticando dia a dia na busca pela personalização e engajamento com o cliente. A antiga tática de empurrar o produto ou serviço para os clientes – push & pull - através de conceito criativo aspiracional com distribuição em mídia massificada já não funciona mais. 

Anúncios e propagandas tradicionais criados por agências são substituídos por conteúdos relevantes, ou seja,  conteúdos que geram conhecimento de forma simples e sintetizada criados por especialistas que emprestam sua credibilidade para a Marca.

O cliente, seja uma pessoa ou uma empresa, antes de comprar um produto ou contratar um serviço, pesquisa por credenciais, referências e testemunhais de clientes, o que justifica o engajamentos pelo conteúdo relevante e a personalização das companhas de marketing e comunicação. 

O cliente tem o controle sobre a informação que deseja receber personalizando, segmentando e regionalizando seus canais de comunicação. São leais às suas fontes de pesquisa: portais específicos, luminaires, blogs e redes sociais específicas.

Os veículos de comunicação para sobreviver vem se adaptando e reinventando para oferecer produtos que oferecem performance na forma de geração de leads. A análise de retorno sobre investimento da mídia está relacionada na sua capacidade de gerar leads ou MQL - Marketing Qualified Leads.

Executar a estratégia de marketing de conteúdo é simples, porém trabalhosa. Exige a elaboração de um programa editorial sistêmico e continuo. É essencial que o editorial reforce cada pilar do posicionamento da Marca.

Portanto reforce:

  1. As credenciais da empresa
  2. Demonstrem como as soluções, produtos e serviços resolvem suas demandas incluindo estudos de casos e testemunhais de clientes
  3. Apontem o diferencial competitivo pelo uso e aplicação de tecnologias

O primeiro conceito que deverá ser absorvido é não confundir estratégias de marketing com táticas de comunicação. 

  • Marketing está relacionado ao posicionamento da empresa, que materializa-se na memória do cliente através dos produtos e serviços que atendem suas demandas. 
  • Comunicação é o passo seguinte. Após estudar e compreender o comportamento de compra do cliente, agrupa-se um conjunto de ferramentas e mídias formando um plano de comunicação que tem como objetivo propagar as mensagens para seu(s) público(s), através de um conceito criativo eficiente, ou seja, que facilite a compreensão da mensagem

 

ESCOLHA AS estratégias de marketing CORRETAMENTE

São cinco as estratégias possíveis:

  1. Conquistar novos clientes - gerenciar continuamente o desempenho da carteira de clientes de cada vendedor exige renovação - customer aquisition”.
  2. Reter clientes existentes - para a manutenção do market share é essencial manter o cliente ativo gerando vendas recorrentes. No caso de serviços, por exemplo a satisfação do cliente pode significar receitas recorrentes por décadas.
  3. Aumentar participação no mercado - seu cliente não compra 100% do que necessita exclusivamente da sua empresa. Seu concorrente leva parte do dinheiro - share of wallet. Oferecer produtos correlatos - cross sell - pode aumentar o ticket médio da venda e principalmente a margem.
  4. Conquistar novos mercados - expandir penetrando em novas indústrias, mercados, segmentos e regiões  significa gerar novas fontes de receita.
  5. Criar novos canais de vendas - criar novos canais de vendas direta - sell to - e também parcerias estratégicas - sell through - adiciona valor agregado ao seu produto ou serviço. Na prática, significa que seus produtos serão consumidos por outra categoria de clientes.

BAIXE GRATUITAMENTE OS TEMPLATES DA BRANDME PARA MONTAR SEU PLANO DE NEGÓCIOS . CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD


temas relacionados a [ marketing ] que você pode ter interesse

Marketing Digital - Estratégia de Engajamento

O crescimento do marketing digital é um efeito gerado pela necessidade das Marcas em interagir de forma personalizada com clientes.

Plano Integrado de Comunicação

Ele tem o efeito de um amplificador, que entrega as mensagens da campanha diretamente nos ouvidos do público-alvo, que reage de alguma forma ao estímulo. 

CRM e Automação de Marketing

O objetivo é organizar e sequenciar os processos, transformando-os em uma “máquina” eficiente de criação e execução de campanhas integradas. 

---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents