nori lucio

nori lucio

2. Escolha a estratégia correta. São 5 as Estratégias de Marketing que sua empresa deve perseguir

 

São cinco as estratégias possíveis:

  1. Conquistar novos clientes - Gerenciar continuamente o desempenho da carteira de clientes de cada vendedor exige renovação – customer aquisition”
  2. Reter clientes existentes - Para a manutenção do market share é essencial manter o cliente ativo gerando vendas recorrentes. No caso de serviços, por exemplo, a satisfação do cliente pode significar receitas recorrentes por décadas.
  3. Aumentar participação no mercado - Seu cliente não compra 100% do que necessita exclusivamente da sua empresa. Seu concorrente leva parte do dinheiro - share of wallet. Oferecer produtos correlatos – cross sell – pode aumentar o ticket médio da venda e principalmente a margem.
  4. Conquistar novos mercados - Expandir penetrando em novas indústrias, mercados, segmentos e regiões  significa gerar novas fontes de receita.
  5. Criar novos canais de vendas - Criar novos canais de vendas direta – sell to – e também parcerias estratégicas – sell through – adiciona valor agregado ao seu produto ou serviço. Na prática, significa que seus produtos serão consumidos por outra categoria de clientes.

Crie campanhas de marketing eficientes

São três as características de uma campanha, e cada uma possui um objetivo distinto:

A campanha de marketing e comunicação, além de reforçar o posicionamento da empresa, deverá comunicar de forma eficiente e compreensível sua proposta de valor - planejamento estratégico e de marketing
  1. Construção de marca - Construir uma marca que vende é o principal desafio de qualquer empresa. O marketing de conteúdo – content marketing – é a estratégia adequada para esse tipo de campanha. O conteúdo relevante gera credibilidade que se associa à marca como um de seus atributos.
  2. Geração de demanda - Campanhas de marketing devem ser integradas às metas de vendas. O objetivo é dinamizar o funil de vendas gerando prospects e transformando-os em leads qualificados. A automação do plano de comunicação – marketing automation – é a tática adequada porque cria jornadas contínuas disparando CTA – Call to Action específicos, contendo diferentes ofertas para testar a eficiência maximizando a conversão em vendas CRO – Conversion Rate Optimization
  3. Desenvolvimento de canais de vendas - Desenvolver e gerenciar canais de vendas é um desafio para profissionais experientes, garantindo que seu produto esteja presente em diferentes pontos de vendas oferecendo valor agregado.
 

Reforce a proposta de valor da empresa

A campanha de marketing e comunicação, além de reforçar o posicionamento da empresa, também deverá comunicar de forma eficiente e compreensível sua Proposta de Valor – Unique Value Proposition. 

São duas as formas de comunicar:

  1. Comparar os pontos fortes de seus produtos e serviços versus seu concorrente. Os - silver bullets - devem distanciar seus produtos de seus concorrentes.
  2. Destacar os pontos de maior impacto positivo na tomada de decisão de compra.

O ato de relacionar as fraquezas e ameaças serve para gerar parâmetros que defendem as campanhas. Nunca se atreva a atravessar os limites do alcance da sua marca correndo o risco de entrar num campo perigoso, fazendo uma promessa que não conseguirá cumprir.  

A reflexão sobre fraquezas e ameaças também ajuda a aferir de forma preventiva a eficiência da campanha evitando investimentos sem chance de sucesso. Sempre que uma fraqueza da empresa é diretamente associada à uma ameaça de mercado, a única estratégia a ser perseguida é de sobrevivência.

TEMPLATE #2:  auxilia no racional sobre como montar o plano de marketing & comunicação relacionando estratégias de consolidação da marca e geração de demanda de produtos e serviços. Clique para download free

TEMPLATE #2:  auxilia no racional sobre como montar o plano de marketing & comunicação relacionando estratégias de consolidação da marca e geração de demanda de produtos e serviços. Clique para download free


temas relacionados a [ marketing ] que você pode ter interesse

NUTRIÇÃO DE LEADS

São três as características de uma campanha, e cada uma possui um objetivo distinto: Construção da marca, geração de demanda e desenvolvimento de canais de vendas.

O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO

Criar uma estratégia de marketing de conteúdo  significa determinar a narrativa da marca no seu processo de expansão.

criando o plano de comunicação

Ele tem o efeito de um amplificador entregando as mensagens para o público-alvo que reage ao estímulo. Precisa ter alta afinidade com e baixa dispersão. 

criando o plano de comunicação

Ele tem o efeito de um amplificador entregando as mensagens para o público-alvo que reage ao estímulo. Precisa ter alta afinidade com e baixa dispersão. 

estratégias vs. táticas de comunicação

A estratégia de marketing está associada ao posicionamento da empresa - o plano de comunicação é o passo seguinte. Não confunda estratégia com tática.

DefiniNDO a persona

Pesquise e analise dados históricos que auxiliem na montagem de uma personagem fictícia que representará seu cliente com profundidade de detalhes. 

---------------------------------------------------> Your SEO optimized title page contents