7. Posicionamento


Posicionar-se significa na prática, atingir a singularidade.

O Posicionamento da empresa refere-se à ideia central do negócio. Seus clientes, parceiros e fornecedores reconhecem sua empresa, sua Marca,  através da proposta de valor - value proposition - ofertada no seu portfólio de produtos e serviços.

A empresa posicionada corretamente encontra-se na confluência entre oferta e demanda. Nesse ponto de encontro, existe um fluxo significativo de dinheiro entre clientes, parceiros e fornecedores formando um ecossistema particular caracterizado pelas transações comerciais entre os “players”.

O posicionamento não deve ser estático portanto, exige manutenção ao longo do tempo. O posicionamento deve evoluir conforme o ambiente de mercado amadurece adaptando-se as novas condições oferecidas principalmente por dois fatores:

  1. O processo de decisão de compra do cliente que sofre diferentes influências ao longo do tempo.
  2. Os concorrente que apresentam novos produtos, serviços e tecnologias. 

Ambos os fatores impactam na dinâmica do segmento de mercado ao qual sua empresa esta inserida exigindo monitoramento e refinamento constante do posicionamento. 

 

" THE ELEVATOR SPEECH "

A melhor expressão do posicionamento pode ser observada no seu “discurso de elevador- elevator speech". Faça o teste do elevador imaginando que você encontra um amigo entrando no elevador e ele pergunta o que você anda fazendo.

Você terá do térreo até o 8o. andar para responder de forma simples, precisa, crível e sem gaguejar. 

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Posicionar-se significa almejar a singularidade. Verifique se sua empresa está: 

  1. Criando diferenciais competitivos através da aplicação de novas tecnologias que dificultam o concorrente acompanhar. 
  2. Melhorando, continuamente, seus processos e rotinas gerando excelência operacional, que permite praticar preços mais competitivos sem perder rentabilidade.
  3. Construindo sua Marca com uma narrativa consistente e que promova a preferência de seus clientes por seus produtos e serviços.
  4. Através de aquisições, comprando empresas menores formando uma empresa maior e, consequentemente, com maior participação de mercado.  
  5. Monitorando de forma sistêmica seus concorrentes e também alterações no comportamento de compra de seus clientes.

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