Como definir Roadmap de Produtos e Serviços

As informações compiladas no processo de inteligência competitiva, determina o tamanho do mercado total, mercado disponível e segmentos oferecendo uma boa pista sobre a ATRATIVIDADE DE MERCADO.  

No mesmo estudo, você encontrará como seus concorrentes estão posicionados. O confronto das duas análises auxilia no preenchimento do - template. Como resultado prático, você identificará uma concentração em quadrantes que deve orientar a decisão sobre a estratégia de produtos.

 

Vale relembrar que nem sempre a estratégia é lançar novos produtos. Podem ser também: 

  1. Conquistar um novo segmento de mercado

  2. Conquistar uma nova região

  3. Recuperar participação de mercado - market share - que é o desafio mais complexo. Uma vez perdido, seu concorrente se estabelece no seu lugar. Perder market share por negligência deve ser considerado um erro intolerável

  4. Reforçar o reconhecimento da marca

lembre-se. você pode baixar gratuitamente todos os templates da brandME para montar seu próprio plano de negócios e tirar suas dúvidas pelo facebook. http://www.brandme.com.br/download-template

Agrupamento em famílias ou categorias  

Famílias ou categorias são  formadas por vários tipos de produtos ou serviços afins que juntos promovem uma experiência específica, como por exemplo: Moto(cross), Automóveis 4x4( Offroad ), Computadores(Notebooks), Livros (de engenharia).

Um vez categorizados, ainda vale a pena oferecer diferentes faixas de preço, dado que para o mesmo público-alvo existe diferença no poder aquisitivo. São sempre 3 as faixas de preço para cada categoria de produtos:

  1. Alta - Premium - para produtos de maior tecnologia, itens de luxo, design, conteúdo, etc
  2. Mediana - mainstream - são os produtos com bom “custo versus benefício”
  3. Barato - low end -  atribuído aos produtos chamados populares

A análise abaixo possibilita mapear os produtos base e correlatos. Pela faixa de preço e volume possibilita também monetizar o potencial total de geração de receita da nova linha. A função de gerente de produto ou de área de negócios é uma das mais importantes para a empresa já que esta diretamente relacionada a sua estratégia. Um gerente de negócio tarefeiro, sem visão estratégica nem sistêmica vai definitivamente arruinar a fonte de receita sobre sua responsabilidade. 

  • produtos base - são produtos ou serviços que formam a base de uma categoria específica ou ainda determinam uma experiência dentro desta categoria. Normalmente estes produtos estão diretamente relacionados à competência essencial da empresa que o produz.
  • produtos correlatos -  são os que agregam valor ao produto base. Normalmente, os produtos correlatos geram receita de vendas incrementais aos produtos base além de terem melhor margem.

 

Teoria da Cauda Longa

A teoria da cauda longa - long tailcoloca um fim no preconceito quanto ao conjunto de produtos de pouco volume.

Normalmente a receita gerada por este grupo de produtos é equivalente à receita gerada pelos produtos mais requisitados, os chamados - pareto.

Diferentemente do passado, quando os esforços de vendas estavam associados diretamente a um vendedor ou a uma loja com altos custos fixos, hoje com novos canais de vendas, como televendas comércio eletrônico - eCommerce - ficou mais fácil justificar economicamente a manutenção destes produtos menos populares e explorar ao máximo suas receitas incrementais.

Outro fator que reforça a manutenção deste modelo de negócio é o aparecimento de redes sociais e mídias mais fragmentadas e segmentadas que atuam sobre nichos específicos de consumidores e empresas gerando demanda para qualquer tipo de produto

--------------------------------------------------->