Promovendo Inovação

O sucesso da sua empresa está relacionado à inovação. O risco faz parte do jogo. Diligência ou negligência na fase de execução é que determinam suas chances de sucesso.

Inovação determina a qualidade e expectativa de vida de qualquer empresa, de qualquer tamanho em qualquer mercado. Ao longo de sua vida, a empresa tem o objetivo de se perpetuar através da sua Marca que necessariamente deverá ser reconhecida também por sua capacidade de inovar.

As mais ousadas e empreendedoras, ainda almejam liderar tendências e transformar-se em - trend setters. Ser inovador e trendsetter é uma característica exclusiva de poucas empresas que são corajosas e empreendedoras.

Na prática, essas empresas investem uma grande parte de seus lucros em pesquisas e desenvolvimento para melhorar os produtos e serviços existentes e ainda desenvolver novos. As empresas inovadoras também são reconhecidas como empresas geradoras de conhecimento, pois criam sistematicamente e frequentemente valor agregado para seus clientes.

São empresas que ganharam sua confiança e permissão dos para vender mais sem comprometer sua rentabilidade através de uma combinação de:

  1. Aplicação de novas técnicas e tecnologias
  2. Melhorias contínuas em processos, procedimentos e rotinas na busca por excelência operacional
  3. Introdução de novos produtos e serviços complementares as suas competências essenciais 

 

O vídeo ao lado é um aula imperdível que ilustra a atitude do inovador através de uma esquema chamado "The Golden Circle".

Identificar esse tipo de empresa é fácil - basta observar em sua declaração de missão algo que referencie, por exemplo, “mudar comportamento e/ou hábito de consumo de seus clientes”. Normalmente a missão se materializa através da geração de um diferencial competitivo que, primeiro, é difícil de ser copiado pelos concorrentes. Segundo, apresenta uma altíssima influência na decisão de compra. 

 

Empresas que criaram um posicionamento compreensível e singular: 

  • Amazon: Amazon’s vision is to be earth’s most customer centric company; to build a place where people can come to find and discover anything they might want to buy online.  (They list this as their mission as a combination mission/vision on their site).
  • Apple: Apple is committed to bring the best personal computing experience to students, educators, creative professionals and consumers around the world through its innovative hardware, software and Internet offerings.
  • Facebook: Facebook’s mission is to give people the power to share and make the world more open and connected.
  • Google: Google’s mission is to organize the world‘s information and make it universally accessible and useful.
  • Skype: Skype’s mission is to be the fabric of real-time communication on the web.

Mesmo não fazendo parte do seleto grupo acima, não significa que sua empresa estará excluída da responsabilidade de inovar e, continuamente, expandir seu portfólio de produtos e serviços. A perpetuação da sua empresa depende da construção de um cronograma - roadmap de produtos e serviços compreensível que garante a fidelidade do cliente.

A inovação tem o desafio de passar pelo “abismo” que invariavelmente estará no seu caminho até que conquiste market share significativo e siga crescendo até atingir seu pico de vendas em grande estilo, ou seja, com baixa concorrência e alta rentabilidade. 

Outro fator positivo e de extrema importância está relacionado à sua Marca, que se revigora incorporando novos atributos. O valor de mercado da sua empresa cresce exponencialmente deixando seus acionistas satisfeitos com dividendos e com seu desempenho como gestor.


Inovação não significa ruptura

O gestor de produtos é responsável por balancear suas iniciativas entre evoluir e revolucionar. Se, no seu segmento de mercado a palavra revolucionar não se aplica por qualquer motivo, elimine-a da equação e fique apenas com a já complexa tarefa de evoluir utilizando seu - roadmap - existente como referencial. Foque na melhoria de processos com foco na redução de custos. Empresas que estão num mercado comoditizado ou do mercado de reposição, para não morrerem, devem conquistar excelência operacional com foco em custos e despesas. 

lembre-se. você pode baixar gratuitamente todos os templates da brandME para montar seu próprio plano de negócios e tirar suas dúvidas pelo chat ou facebook. http://www.brandme.com.br/download-template

Além da tecnicidade e bom senso, também existem ferramentas eficientes para ajudá-lo nessa tarefa, como a matriz ao lado. Ela auxilia a mapear, agrupar e observar como está arquitetado seu portfólio de produtos e serviços.

Consegue identificar também qualquer tendência de concentração em algum quadrante, o que pode significar que sua empresa corre sérios riscos no presente e principalmente no o futuro se não houver um movimento de inovação visível.

Se sua empresa já tem um portfólio de produtos e serviços compreensível e adotado por seus clientes, basta você gerenciar seu ciclo natural. A tendência é que produtos que são QUESTIONÁVEIS ganhem mercado e passem para o quadrante de ESTRELA com grande rentabilidade, migrem naturalmente para VACA LEITEIRA  os preços e rentabilidade caem mas o volume justifica sua manutenção e se transformem em ABACAXI caso não sejam renovados.  

A renovação ou - ponto de inflexão - transforma a gestão em um circuito - looping - que garante a evolução das ofertas para seus clientes sem gerar ruptura, reforçando a preferência por sua Marca. 

Expandir o portfólio agregando novas marcas, novos produtos e novos serviços gera uma dinâmica no roadmap que deverá promover ao menos três oportunidades que representam uma renovação nas fontes de receita e margem: 

  1. ( Re ) empacotamento dos produtos e serviços que a empresa já oferece
  2. Melhorias nos produtos que já existem. Podem ser melhorias tecnológica, novas funcionalidades -  features - ou novos processos
  3. Novos lançamentos de novos produtos e serviços que a empresa nunca antes oferecido para seus clientes

No exemplo, o gestor de produtos, observando o ciclo de adoção e as tendências de mercado deve antecipar-se e adaptar o roadmap para criar novas linhas de produto focadas nesse novo modelo de uso da tecnologia. 

Nesta mesma fase, o mesmo gestor de produtos deve também refletir sobre a característica do canal de vendas.

Por exemplo:

  1. Para Notebook e Desktops, a marca é muito relevante e o canal de varejo, incluindo e-commerce, pode oferecer boas marcas com ótimas condições de financiamento
  2. Os Smartphones podem ser oferecidos por operadoras de telefonia móvel, por exemplo
  3. Os Tablets podem ser oferecidos por geradores de conteúdos como editoras que querem vender seus livros digitais ou ainda escolas que oferecem seu material didático

 

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