3. Os Fatores Críticos de Sucesso


IDENTIFICANDO OS Fatores Críticos de Sucesso 

KSF.jpg

Uma das principais negligências dos gestores responsáveis por marketing e vendas está relacionada a falta de compreensão dos fatores críticos de sucesso pela perspectiva do cliente.

Na prática, isso significa identificar e monitorar suas expectativas e suas “dores” de forma sistêmica através de pesquisas conduzidas por institutos experientes. 

Uma vez mapeados, na sequência, priorize-os conforme sugerido no quadro abaixo que considera duas variáveis. Primeiro o FCS que tem maior impacto no crescimento da empresa. Em seguida os FCS que impactam na satisfação do cliente.  

BAIXE GRATUITAMENTE OS TEMPLATES DA BRANDME PARA MONTAR SEU PLANO DE NEGÓCIOS . CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD

Os FCS também servem para compreender a distância entre o que sua Marca está oferecendo para seus clientes comparativamente às suas expectativas e “dores” coletadas pela pesquisa. 

Durante uma pesquisa que inicia anônima, o pesquisador coleta os FCS que são reportados pelos clientes ao longo da entrevista. Na segunda etapa, quando o pesquisador informa sobre a Marca que contratou a pesquisa, o pesquisador relaciona o sentimento do cliente tendo agora sua Marca como foco. 

Por último, o pesquisador identifica quais os concorrentes que estão melhor posicionados conforme os FCS colecionados.

A pesquisa consegue identificar seus concorrentes, que melhor atendem suas expectativas e “dores”. 

Seus concorrentes melhor posicionados na cabeça do cliente certamente serão os consultados para uma próxima compra. 

Compreender os fatores críticos de sucesso é essencial para a manutenção da satisfação do cliente que constrói ou destrói a reputação da sua Marca. 

Cada FCS deverá ter seu respectivo indicador que monitora seu progresso - os KPI - Key Performance Indicators - devem ser agrupados formando um painel de controle que registre continuamente o progresso ao longo do tempo e conforme ações corretivas são tomadas. 


--------------------------------------------------->