1. Introdução ao Planejamento


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1. AS ESTRATÉGIAS DA EMPRESA ESTÃO RELACIONADAS COM SUA MISSÃO E VISÃO  ?

O alto índice de insucesso seguido de morte das empresas dá-se pela falta de foco provocada, principalmente, pela falta de planejamento sistêmico. Antes de agir defina seus objetivos e respectivas opções estratégias

Os objetivos determinam o que sua empresa pretende alcançar. As estratégias definem caminhos e alternativas sobre como conquistar seus objetivos. Elas estabelecem prioridades e promovem sinergia criando uma marcha de execução disciplinada e motivada pela visão da empresa.

 

2. SUA EMPRESA consegue identificar as Melhores Oportunidades ?

Toda empresa tem o desafio de crescer e perpetuar, portanto deverá identificar as oportunidades que aparecem e desaparecem pelo caminho ao longo de sua trajetória. O Planejamento Estratégico e de Marketing deve auxiliar seu time de líderes para identificar, mapear e agir sobre as oportunidades.

Antes de agir, a empresa deverá desenvolver novas competências, transformando fraquezas em forças, para que as oportunidades sejam transformadas em resultados duradouros.  

 

3. SUA EMPRESA se preparou para Ameaças ?

O Planejamento Estratégico deverá antecipar as principais ameaças impactam diretamente no negócio. Ao mesmo tempo, oferecer opções estratégias defensivas e de sobrevivência. O líder habilidoso não pode negligenciar os sinais de mudança na dinâmica do mercado sem tomar uma atitude que mude a postura da empresa mitigando e neutralizando os riscos.

 

4. SUA EMPRESA conhece seus Clientes ?

Satisfação do cliente deve ser uma obsessão contínua.  Quanto melhor você conhece seus clientes nos seus aspectos demográficos e psicográficos, maior a chance de oferecer um conjunto de produtos e serviço que transforma continuamente sua Marca através da renovação e da inovação.

Seus clientes sinalizam os fatores críticos para que sua empresa seja bem sucedida. O seu Planejamento Estratégico e de Marketing deverá descrever seus clientes, suas dores, seus comportamentos e suas afinidades. Também segmenta, quantifica e qualifica. A manutenção do Planejamento Estratégico e de Marketing proporciona dois benefícios: foco e vantagem competitiva.

 

5. SUA EMPRESA mapeia a Concorrência ?

Subestimar seus concorrentes e sua capacidade de roubar seus clientes leva a perda de participação de mercado, que é irrecuperável. Sua empresa deve ser capaz de identificar quem são, quantos são e principalmente mapear seus próximos passos. 

Os movimentos dos seus concorrentes devem ser monitorados constantemente com o objetivo de antecipar e principalmente neutralizar suas ações. Lembre-se: se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

 

6. SUA EMPRESA reconhece suas Forças e Fraquezas ?

Um exame consciente das forças e fraquezas da sua empresa determinará sua real capacidade de articular e executar sobre estratégias de forma mais agressiva ou corretiva. Na prática, deverá listar quais as armas que a empresa tem disponível para lutar conforme os desafios que encontrará no mercado.

 

7. A Estratégia da SUA EMPRESA é compreensível ?

Com um conjunto de estratégias bem definidas é possível visualizar antecipadamente como e quando sua empresa pretende alcançar seus objetivos. Cada estratégia deve ser composta por seus respectivos planos de ação e também com cronograma, orçamento,  metas e métricas compreensíveis.  

Se a empresa não tem estratégias claras e comunicadas para a organização, certamente está sem rumo e portanto seus investimentos não terão nenhuma chance de retorno. O perfil dos líderes da sua empresa deve ser compatível com seus desafios.

 

8. SUA EMPRESA tem um conjunto de indicadores de performance ?

O conjunto de indicadores escolhidos devem ser provenientes fontes de dados objetivas, críveis e auditáveis. Os indicadores estão relacionados ao desempenho da empresa através de seus líderes, portanto, devem impactar sua remuneração variável. A empresa deve tem um acordo geral de metas que impacta o bônus reforçando, naturalmente, o foco e garantindo a sinergia através de metas cruzadas entre áreas, que devem trabalhar juntas de forma harmônica pelo mesmo objetivo. 

 

9. SUA EMPRESA está realmente pronta para mudanças e novos desafios ?

Se a resposta é NÃO, promova intervenções imediatas na forma de um Planejamento Estratégico e de Marketing. O quadro a seguir servirá como um guia com etapas e expectativas. 

 

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10. SUA EMPRESA possui um PlaNEJAMENTO ESTRATÉGICO SISTÊMICO ?

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